Atualizado em: 9 junho 2011

Resumo da Abolição da Escravatura

Todos os detalhes sobre uma das principais histórias do Brasil, a Abolição da Escravatura. Saiba tudo o que aconteceu e quando a abolição da escravatura surgiu.

A educação brasileira hoje em dia conta com diversas histórias que deverão ser contadas para que os estudantes saibam como tudo aconteceu e como tudo surgiu. Muitas histórias do Brasil são o que caracterizam n osso país hoje, por isso é extremamente importante não deixar que essas histórias passem batido. Uma das histórias mais faladas nas escolas é sobra a Abolição da Escravatura. Confira aqui um resumo sobre essa história muito interessante que serviu para destruir toda a desigualdade social que já fazia parte do país.

A escravidão no Brasil

No século XVI, quando o Brasil estava no seu período de colonização, não havia mão de obra para realizar certos trabalhos manuais, faltavam trabalhadores. Com isso, os portugueses tentaram utilizar o trabalho dos índios em suas lavouras, mas isso não pode ser levado adiante, pois a religião interviu em defesa da população indígena e isso foi proibido. Sendo a escravidão de indígenas proibida, os portugueses logo buscaram outra solução e resolveram ir para a África em busca de negros para força-los a realizar trabalho escravo. Desde então, começou a escravidão no Brasil.

Os africanos que eram trazidos para o Brasil, eram transportados em navios negreiros, em seus porões. Muitos acabavam morrendo durante a viagem até o Brasil pela péssima qualidade que se encontravam os navios. Após a chegada no Brasil, os africanos escravos eram comprados como se fossem mercadorias. Eles eram comprados por fazendeiros, senhores de engenho, todos tratando-os de forma violenta e com muita crueldade, deixando claro a diferença que eles achavam ter entre eles.

Naquela época, muitas pessoas consideravam esse ato de escravidão normal, embora outras pessoas fossem contra esse tipo de prática, mas eram minoria e não conseguiam influenciar a política, para que houvesse uma mudança nessa situação. Com isso, a escravidão acabou durando por quase 300 anos e isso se manteve assim por tanto tempo devido a economia do Brasil que contava quase exclusivamente com a escravidão, sem o trabalho escravo não teria trabalho nas fazendas e nas minas.

Início da libertação dos escravos

No século XIX o movimento abolicionista teve início, tendo como um dos principais abolicionistas o Joaquim Nabuco. O movimento abolicionista era um movimento que defendia a abolição da escravidão no Brasil. A partir de 1870, a região Sul do Brasil começou a empregar os trabalhadores assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros. E assim, cada região do Brasil foi encontrando algumas formas de substituir o trabalho escravo.

Em 1850 já se teve uma etapa concluída, que foi a extinção do tráfico de escravos para o nosso país. No dia 28 de setembro de 1871, uma lei foi promulgada, a Lei do Ventre-Livre, ou seja, todos os filhos de escravos que nascessem a partir dessa data seriam livres. Mesmo com tudo isso, somente no ano de 1888, mais especificamente no dia 13 de maio que houve liberdade total e definitiva dos escravos negros, através da criação da Lei Áurea, que foi assinada pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II.

 


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook