Atualizado em: 23 setembro 2011

A Pata da Gazela - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “A Pata da Gazela” de José de Alencar

A Pata da Gazela, publicado em 1870, é um romance escrito por José de Alencar e inspirado no conto A Cinderela, mas o autor imprime em seu texto um caráter irônico e crítico em relação à sociedade brasileira do século XIX.

A história, que aborda um triângulo amoroso, se passa na alta sociedade carioca, onde as mulheres são ricas, bonitas, apaixonantes e apaixonadas e onde os homens são galantes e eruditos.

publicidade:

O tom de José de Alencar em toda obra é irônico, satírico, humorístico e crítico.

Resumo

Amélia é uma mulher rica e bela que está sendo disputada por Horácio e Leopoldo.

Amélia está com Laura em uma quitanda em seu tilburi, carruagem pequena, a espera do seu empregado que na pressa deixou cair um para das botinas que estavam no embrulho.

Horácio, considerado um príncipe da época, vê a botina na rua e apaixona-se pela misteriosa mulher com pés tão pequeninos.

Leopoldo, menos favorecido e em luto pela perda da irmã, apaixonara-se pelo vislumbre do sorrido de Amélia.

Os dois saíram em busca da amada e Leopoldo acabou revendo-a em um teatro, depois a viu subindo em um tilburi e vislumbrou o pé da amada, que pareciam horrorosos. Isso o abalou imediatamente, mas ele não desistiu.

Horácio também a vira no teatro e depois de ver seu rastro na areia do passeio público, teve a certeza de que Amélia era a dona dos pés pequeninos e, por isso, passou a conviver com a família dela.

Amélia conhece Leopoldo na Casa de D. Clementina, e enquanto dançam ele confessa amá-la apesar de qualquer deformidade.

Horácio pede Amélia em casamento que, aparentemente contrariada, responde afirmativamente.

Em um baile, Leopoldo encontra Horácio e ambos contam suas histórias de amor sem revelar o nome da amada.

Após várias tentativas, Horácio vislumbra um pedaço do pé de Amélia e, enganosamente, acredita ter se enganado quanto à dona da botina e termina o relacionamento alegando que Amélia sempre dançava com Leopoldo na casa de D. Clementina. Horácio vai atrás de Laura, que ele acredita ser a verdadeira dona da linda botina, e começa a cortejá-la.

Amélia e Leopoldo ficam juntos e por fim. Leopoldo e Horácio descobrem que Amélia era a verdadeira dona da botina pequenina e que Laura era quem possuía os pés deformados.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook