Atualizado em: 13 outubro 2011

A Nova Califórnia - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “A Nova Califórnia” de Lima Barreto

A Nova Califórnia é uma obra satírica inspirada na corrida do ouro nos Estados Unidos do final do século XIX. Lima Barreto cria um cenário fictício onde o comportamento humano e ambição são humoristicamente ridicularizados.

Assim como o mote da narrativa, ossos transformados em outro, o autor mostra que pessoas aparentemente respeitáveis podem se transformar em seres abjetos destituídos de moral, valores e ética.

publicidade:

A fábula, que inicia o movimento modernista, prende o leitor do inicio ao fim com seus acontecimentos surpreendentes e com sua linguagem corrente e fácil.

Resumo

A cidade de Tubiacanga é um pequeno lugarejo localizado no interior do Rio de Janeiro, que recebe um visitante estranho. Raimundo Flamel, no inicio, intriga a todos, mas com o tempo logo passa a ser respeitado e admirado por sua bondade e fleuma para com as pessoas.

Flamel procura as figuras mais importantes e respeitadas da cidade, o farmacêutico Bastos, o Coronel Bentes e o procurador Carvalhares e lhes pede para serem testemunhas em uma descoberta que revolucionará o mundo. Raimundo Flamel alega ser capaz de transformar ossos humanos em ouro.

Após algum tempo, começam ocorrer assaltos às sepultaras da cidade de Tubiacanga e os moradores resolvem montar guarda para desvendar o mistério. O procurador Carvalhes acaba sendo morto enquanto o Coronel Bentes é preso e revela que o farmacêutico Bastos também fazia parte da operação.

Toda a cidade volta para a casa, mas não conseguem esquecer a possibilidade de ficarem ricos com transformação de ossos em ouro e começam a invadir o cemitério para juntar a maior quantidade de ossos possíveis.

A ação vira um tumulto generalizado e começam a ocorrer agressões e mortes enquanto Raimundo Flamel foge da cidade sem revelar aos moradores a formula para a tal transformação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook