Atualizado em: 23 setembro 2011

A Hora da Estrela - Resumo

Veja neste artigo, o resumo do livro “Hora da Estrela” de Clarice Lispector

O livro “A Hora da Estrela” (1977) foi o último romance publicado por Clarice Lispector, tempos antes de sua morte.

Nesta obra, a autora criou um narrador chamado Rodrigo S.M. para relatar a história de vida da protagonista Macabéa, jovem nordestina e órfã, criada por uma tia cruel e tirana.

publicidade:

Resumo

Macabéa é uma jovem nascida no sertão que perdeu os pais aos dois anos de idade e, por isso, fora criada pela tia beata. Macabéa é franzina, ignorante e alheia ao mundo: foi levada pela tia de Alagoas até o Rio de Janeiro, mas não tem idéia do por quê.

Chegando ao Rio, passa a morar com 04 colegas em uma pensão e consegue um trabalho como datilografa.

Macabéa é uma personagem deslocada e dona de uma ingenuidade e ignorância grotescas que a faz despreparada para tudo e todos. Ela vive escutando a Rádio Relógio cuja programação baseia-se na divulgação das horas e anúncios e admira loucamente a estrela de cinema Marilyn Monroe,

Certo dia, seu chefe Raimundo Silveira, por quem Macabéa nutre uma paixão platônica, avisa que ela será demitida por incompetência, mas compadecido da resignação da protagonista desiste imediatamente.

Seu namorado, Olímpio de Jesus, conquistado de forma desinteressante e sem sentido, depois de algum tempo, a troca por Glória.

Glória, culpada pela traição, diz à Macabéa que ela deveria procurar a cartomante Madame Carlota, pois ela era uma boa cartomante e poderia ajudá-la a encontrar um novo namorado.

A cartomante lhe prediz um futuro maravilhoso e lhe revela que um belo homem, loiro e rico, logo estaria em seu caminho. Macabéa sai radiante do local e na primeira esquina é atropelada por um carro de luxo amarelo e morre tendo a sua hora de estrela.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook