Atualizado em: 14 outubro 2011

A Arte da Guerra - Resumo

Veja neste artigo, o resumo da obra “A Arte da Guerra” de Sun Tzu

A Arte da Guerra é um clássico com mais de 2.500 anos. A obra, considerada um tratado militar, foi escrita pelo estrategista Sun Tzu no século IV a. C. e traduzido para o Ocidente em 1782.

O livro é composto por 13 capítulos: Avaliações, Guerreando, Estratégia ofensiva, Disposições, Energia, Fraquezas e forças, Manobras, As nove variáveis, Movimentações, Terreno, As nove variáveis de terreno, Ataques com o emprego de fogo e Utilização de agentes secretos.

publicidade:

Resumo

A Arte da Guerra ressalta a importância estratégica de um combate, analisando a necessidade do planejamento relacionado às questões de logística, recursos, deslocamento e tempo.

A premissa principal da obra é o conhecimento do inimigo: Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada, você também sofrerá uma derrota.

Mas Sun Tzu também ressalta a importância de uma guerra rápida para que uma grande quantidade de vida pudesse ser poupada. Defendia também que a conquista pela inteligência era mais vantajosa do que o confronto violento, os cercos às cidades e o sangue pela espada.

Ansiava por uma conquista intacta ou o mais intacta possível das cidades dominadas pelo seu exército, pois para ele a destruição total era desnecessária e acarretava desperdiço de energia e vidas.

Hoje, após mais de 2.000 anos, o livro migrou das prateleiras dos estrategistas para a dos economistas, pois, a obra é considerada, pelas grandes empresas, um vantajoso guia na guerra da concorrência.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook