Voleibol: história, regras e como jogar

Voleibol: história e regras (2)

Anteriormente, esse esporte era considerado apenas para as mulheres, no entanto, o voleibol começou a ser muito praticado por homens.

Por conta das recentes conquistas tanto no masculino quanto no feminino, o voleibol ganhou um grande número de adeptos e fãs no Brasil inteiro. Ídolos, como Giba, Bernardinho, Sheila e Fofão, estão na ponta da língua e no coração de muitos brasileiros espalhados por esse imenso país. Apesar da grande divulgação desse esporte, muitas pessoas ainda não conhecem profundamente o voleibol. Para te ajudar a não cair nessa enrascada, nós separamos algumas informações sobre esse esporte, como a história e as regras.

A história do voleibol

Após o surgimento do basquetebol, o professor de educação física da YMCA (Associação Cristã de Moços) de Massachusetts, William George Morgan, procurou criar um esporte que não tivesse um grande contato físico e que, inicialmente, estimulasse os seus alunos de meia-idade. Juntando todas essas ideias e inspirado por diversos aspectos do jogo de tênis, como a rede e o objetivo de passar a bola de um lado para o outro, William criou o voleibol em 1985.

Nos anos seguintes da sua criação, o voleibol começou a se espalhar por diversas cidades dos Estados Unidos. Depois de um tempo, essa modalidade esportiva começou a cruzar fronteiras por causa da ACM internacional, que a levou para vários países, como Canadá, Cuba e Japão. Em 1910, o vôlei chegou na América e, por volta de 1916, começou a ser praticado no Brasil.

Regras do esporte

Como qualquer outra modalidade esportiva, o voleibol tem uma extensa lista de regras. Para te ajudar a ter uma noção básica sobre esse esporte, nós separamos para você uma lista com as regras essenciais para você começar a jogar:

  • o jogo consiste em 12 jogadores divididos em duas equipes de 6 jogadores cada
  • cada equipe fica de um lado da rede, que está localizada bem no meio da quadra
  • um dos times deve sacar a bola com o objetivo de que ela passe por cima da rede e entre no campo do time adversário
  • os times devem tentar evitar que a bola caia dentro do seu campo. O jogador pode rebater a bola para o adversário com o máximo de três toques alternando com outros jogadores
  • se a bola cair é ponto para o time adversário
  • se a bola cair no chão, o time que ganhou o ponto tem o direito de sacar
  • o mesmo jogador não pode dar mais de dois toques diretos na bola

Como jogar

Além de saber as regras, você também precisa conhecer os fundamentos do voleibol para poder jogar essa modalidade esportiva. No vôlei, existem quatro fundamentos considerados principais: manchete, toque, saque e cortada.