Atualizado em: 14 março 2012

UFC: história e regras

Apontado como um dos principais eventos de luta, o UFC ser tornou muito popular no Brasil; aproveite e conheça a história dessa organização.
Você Sabia?
Além de reestruturar o UFC, que estava perto da falência, a empresa chamada de Zuffa conseguiu impulsionar a marca após a criação de um reality show. Chamado de Ultimate Fighter, a atração mostrava o cotidiano de duas equipes de lutadores que eram treinadas por grandes nomes do MMA.
UFC: Anderson Silva

De acordo com a opinião de diversos especialistas, o brasileiro Anderson Silva é um dos maiores lutadores da história do UFC.

Nos últimos anos, a marca “UFC” (Ultimate Fighting Championship) acabou virando sinônimo de MMA (Artes Marciais Mistas) para a grande maioria das pessoas. Apesar dessa organização de eventos esportivos ser bastante conhecida, muita gente ainda não sabe profundamente como surgiu o UFC (e o MMA), além de desconhecer as regras impostas para proteger a integridade física dos lutadores. Para te ajudar a conhecer mais sobre a história desse esporte, nós separamos algumas informações dessa modalidade esportiva.

A história do UFC

O surgimento do UFC e do MMA no Brasil começou com o Rorion Gracie, filho do Helio Gracie (pai do jiu-jitsu brasileiro). Depois fazer muito sucesso nos Estados Unidos como professor, Rorion criou o Ultimate Fight Championship, em 1993. Esse evento tinha a intenção de pegar vários lutadores das mais diversas artes marciais e colocar eles frente a frente em um octógono.

publicidade:

Considerado um esporte violento, as autoridades resolveram banir esse evento de diversos estados americanos. Perto de falir, o evento foi comprado por uma empresa chamada Zuffa, que foi criada pelos irmãos Frank e Lorenzo Fertita e presidida por Dana White. Somente depois dessa mudança, o UFC ganhou novas regras e muitos investimentos, que a tornaram uma das maiores marcas do esporte mundial.

Regras do esporte

Com o intuito de proteger os lutadores que participam do evento, os organizadores do UFC montaram uma lista de golpes e ações proibidas. De acordo com as informações divulgadas pelo próprio UFC, existem por volta de 30 regras. Para te ajudar a conhecer, nós listamos alguns dos golpes proibidos:

  • dar cabeçada
  • agarrar pela boca
  • golpear a espinha ou a parte de trás da cabeça
  • agarrar, beliscar ou torcer a pele ou a carne
  • aplicar joelhadas na cabeça de um rival caído
  • segurar as luvas ou os shorts do adversário
  • chutar ou dar joelhadas na cabeça de um adversário caído
  • aplicar qualquer substância estranha no cabelo ou no corpo para obter vantagem
  • colocar dedo no olho do adversário independente da forma

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook