Atualizado em: 4 setembro 2012

Torneio Roberto Gomes Pedrosa: História e Campeões

Conheça toda a história da competição de futebol disputada no Brasil entre os anos de 67 até 70. Saiba quem foram os campeões estes anos.
Você Sabia?
Durante este tempo, de 1967 até 1970, a pessoa que foi o maior artilheiro foi Toninho do Santos com 18 gols na edição de 1968, onde o Santos também se sagrou campeão do Torneio.

No fim do ano passado, o torneio foi reconhecido, sendo que os titulos foram unificados pela CBF, dando valor de peso para o Torneio Roberto Gomes Pedrosa como se fosse um Campeonato Brasileiro. (Divulgação)

Quem é que não gosta de futebol? Por mais que a gente pense que não, é um esporte que une milhares de brasileiros. Um dos torneios mais comentados é o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que foi uma criação antes mesmo do campeonato brasileiro nos anos de 1967 e 1970. No ano de 1967 o mesmo passou a ser considerado um torneio nacional, quando passou de torneiro Rio-São Paulo para Robertão, como era popularmente conhecido.

História e Campeões

Teve esse nome em grande homenagem ao goleiro da seleção brasileira e também do São Paulo, o Pedrosa que faleceu no ano de 1954. Também conhecido como Taça de Prata, o mesmo teve sua segunda edição lançada no ano de 1968. A unificação para Campeonato Brasileiro de Futebol só veio acontecer no ano de 2010, quando a CBF decidiu por bem juntar esses títulos nacionais.

publicidade:

Em seus quatro anos de edição, o torneio teve como campeão: 1967 o Clube do Palmeiras e vice sendo o Internacional, em 1968 o Santos ficou com o campeonato e o Internacional novamente com o vice campeonato, em 1969 novamente o time do Palmeiras tendo o Cruzeiro como vice campeão e em 1970 por fim, a taça foi do Fluminense sendo o Palmeiras como vice campeão. Para quem ainda não sabe, não houve um jogo final. Os campeões foram decididos em quadrangulares. No ano de 1967 o Palmeiras já tinha vencido a Taça Brasil, quando venceu o time do Grêmio por 2 a 1 na ultima rodada. Em 1968 o Santos do eterno Pelé acabou por conquistar quando venceu o Vasco por 2 a 1 em pleno Maracanã.

Acima time que foi campeão ao vencer o Gremio por 2 a 1 pelo quadrangular final do Torneio Roberto Gomes Pedrosa. (Reprodução)

Já no ano de 1969 quando se extinguiu a Taça Brasil e apenas o Robertão ficou sendo como competição oficial do Brasil, e sendo assim o Palmeiras se tornou campeão novamente quando venceu o clube do Botafogo por 3 a 1. E por fim, a ultima edição no ano de 1970, teve o Fluminense como campeão ao empatar com o Atlético-MG pelo quadrangular, tendo os cariocas se classificando para a Libertadores no ano seguinte.

Tabela dos Campeões (1967-1970)

Ano
Campeões
Vice-Campeão
1967PalmeirasInternacional
1968SantosInternacional
1969PalmeirasCruzeiro
1970FluminensePalmeiras

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook