Atualizado em: 19 março 2013

Tipos de Finalização no MMA – UFC

Atualmente o UFC é a principal organização de MMA e impõe as regras unificadas, onde existem três maneiras de vencer uma luta: Nocaute, finalização ou decisão dos juízes.
Você Sabia?
Que o judô foi inventado em 1882 pelo japonês Jigoro Kano, praticante de jiu-jitsu. A ideia era criar uma luta cujos golpes fossem aplicados com mais inteligência.
toquinho

Finalização é quando o atleta aplica uma técnica que pode torcer,quebrar,enforcar, colocando o adversário para desistir

O UFC vem explodindo no mundo inteiro e cada dia ganha mais fãs, mas não é só na maior organização do mundo que isso acontece. No Brasil está crescendo o número de eventos de MMA, com muitos lutadores e logo já está pra começar o TUF Brasil, na segunda edição, com os treinadores Minotauro e Werdum.

O MMA vem crescendo de maneira fenomenal e os ídolos do esporte fazem bonito a cada evento, mas muitas pessoas que assistem não sabem direito o que é uma finalização, um nocaute e entre outras coisas. Hoje vamos falar sobre a finalização no MMA para você ter uma ideia de como é, mas lembre-se: só faça isso com a supervisão de um profissional e na academia.

publicidade:

A Finalização e os Exemplos

Quando um atleta aplica uma técnica que pode torcer, quebrar, enforcar, colocando o adversário para desistir. A finalização pode ser feita em pé quanto no chão, que é a mais utilizada chamada submissão. Quando o lutador faz o outro desistir com uma chave de braço, estrangulamento, chave Kimura, guilhotina, mata-leão, entre outras.

A Chave de Braço: quando um lutador precisa em primeiro lugar, estiver partindo da pegada pelas costas do adversário e dominar o braço que deseja finalizar, pegando o punho do lutador com ambas as mãos, dessa forma o oponente não terá como sair, sendo assim o lutador estica as articulações do seu adversário no alcance máximo do movimento, causando uma dor insuportável. A opção do lutador finalizado é bater, desistindo da luta, se não pode ter uma consequência maior de lesão, sobre tendões, músculos, ligamentos, isso se não estiver quebrado.

Vídeo sobre a Chave de Braço

Estrangulamento: O jiu-jitsu é uma simples pressão no queixo do adversário que impede que ele tire o quadril assim dificultando a defesa e um possível ataque de raspagem na meia guarda, ou até uma reposição de guarda. A pressão é aplicada no pescoço e corta o fluxo de sangue para o cérebro ou o fluxo de ar para os pulmões. O objetivo é fazer com que o adversário desista batendo três vezes ou perca a consciência.

Vídeo sobre o Estranqulamento

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook