Atualizado em: 13 março 2012

Tênis: história e regras

Reconhecido no país por conta das grandes conquistas do Guga, o tênis ganhou muitos adeptos nos últimos anos; aproveite e conheça mais sobre esse esporte.
Você Sabia?
Em 2007, Vênus Williams entrou para a história do tênis mundial ao realizar o saque o mais rápido dado por uma mulher. Segundo as informações divulgadas por diversos veículos de comunicação, a pancada da americana chegou a uma velocidade de 128.8 mph durante uma partida do Grand Slam de Roland Garros.
Tênis: história e regras (2)

Depois das grandes conquistas do Gustavo Kuerten, o tênis começou a ganhar muitos adeptos no país.

Depois do surgimento do Gustavo Kuerten, que ganhou três títulos de Roland Garros, o tênis começou a ganhar reconhecimento no Brasil. Além de atrair a atenção de diversos veículos de comunicação, os bons resultados conquistados por alguns brasileiros inspiraram muitas pessoas a começar a praticar essa modalidade esportiva. Apesar de ter garantido um espaço no coração dos brasileiros, muitas pessoas ainda não conhecem  essa modalidade esportiva direito. Para te ajudar, nós separamos algumas informações sobre o tênis.

A história do tênis

De acordo com as informações divulgadas por vários especialistas, não dá para definir exatamente a origem do tênis. No entanto, a grande maioria deles concorda que essa modalidade esportiva deriva do nome de um jogo francês chamado de “tenetz”. No começo, o esporte, que era conhecido por “jeu de paume” (jogo da palma), não era praticado com raquetes. Para rebater as bolas, os jogadores utilizavam a própria mão. Depois da inclusão da raquete cem anos depois, essa modalidade esportiva começou a se espalhar pelo mundo. Em 1873, Walter Clopton Wingfield apresentou uma nova estrutura de regras para os jogos com raquetes, que passaram a ser praticados em ambientes abertos. No final do século XIX, o tênis chegou ao Brasil juntamente com os trabalhadores ingleses, que fundaram o São Paulo Athletic Club e construiram as primeiras quadras de tênis.

publicidade:

Regras do esporte

Como qualquer outra modalidade esportiva, o tênis tem uma extensa lista de regras. Para te ajudar a ter uma noção básica sobre esse esporte, nós separamos para você uma lista com as regras essenciais para você começar a jogar:

  • uma quadra de simples mede 23,77 m por 8,23 m, enquanto que na duplas, a quadra mede 23,77 m por 10,97 m
  • uma rede, de 97 cm de altura, fica no centro e divide a quadra em dois
  • a bola pode pingar apenas uma vez na quadra. Antes que ela caia pela segunda vez, o tenista precisa rebater ela para o outro lado
  • cada partida pode ser disputada em melhor de três ou cinco sets. Em cada um dos sets, vence o tenista que chegar a 6 games primeiro. Cada game é dividido em 4 pontos: “15”, “30”, “40” e o próprio game. Se houver empate em “40”, cada tenista precisa abrir 2 de vantagem para ganhar o game.
  • quando há empate no set em 6 a 6, a partida vai para o tie break. Nesse caso, cada tenista precisa simplesmente fazer 7 pontos, com 2 de vantagem.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook