Atualizado em: 9 setembro 2013

As Regras do Futebol

Saiba que o passe dos jogadores de futebol foi extinto pela Lei 9.615/98, conhecida como Lei Pelé ou Lei do passe livre.
Você Sabia?
Que foi em 1938 a FIFA publicou as regras de futebol que serviram para ajudar esse esporte durante os anos.
regras do futebol 1

Futebol um dos esporte mais praticados no mundo todo

O futebol é o esporte preferido dos brasileiros, sendo o esporte nacional, devido ao grande número de brasileiros que jogam o futebol de forma amadora ou profissional.

Entretanto, muitas pessoas ainda tem algumas dúvidas quanto as regras do futebol.

publicidade:

Regras do Futebol

Campo

O futebol é jogado num campo gramado natural ou artificial que tem as medidas máximas de 120m de comprimento e 90m de largura e mínimas de 90m de comprimento e 45m de largura.

Nos  jogos internacionais o campo mede no máximo 110m de comprimento por 75m de largura ou no mínimo, 100m de comprimento por 64m de largura. O campo de futebol é dividido ao meio por uma linha transversal, no centro da qual é desenhado um círculo com raio de 9,15m, de onde se dá a saída da bola, no início de cada tempo de jogo ou sempre após a marcação de um gol.

As balizas, ficam equidistantes dos extremos das linhas de largura, são formadas por duas traves verticais, cujas faces internas estão separadas 7,32m uma da outra e unidas por um travessão horizontal a 2,44m do solo. As traves e o travessão, com no máximo 12cm de espessura, sustentam a rede do lado de fora do campo.

Na frente das balizas, há duas áreas. A pequena, ou do goleiro, fica a 5,5m das traves (para os lados e para a frente) e serve para a cobrança do tiro de meta sempre que a bola ultrapassa a linha de fundo, depois de ter sido tocada por um jogador da equipe atacante.

Na grande área, que são desenhadas a 16,5m das traves, as infrações cometidas pelos jogadores do time defensor são punidas com o pênalti, cuja cobrança é executada por tiro livre direto, a 11m do gol. Fora da grande área é desenhado um arco de circunferência, chamado meia-lua, com 9,15m de raio e centro no ponto de cobrança de pênalti.

As extremidades da linha central e os vértices das laterais são marcados com bandeiras. Desses vértices são cobrados os escanteios, sempre que a bola é lançada pela linha de fundo após o toque de um jogador da equipe defensora.

Bola

A bola é esférica e coberta de couro, ou outro material adequado, a bola deve ter de 68 a 71cm de circunferência e pesar de 396 a 453g. A pressão aplicada à bola é de um quilograma por centímetro quadrado, ao nível do mar. É proibido aos jogadores usar as mãos para impulsionar a bola, a não ser o goleiro, dentro do limite da grande área, ou qualquer outro atleta na cobrança do arremesso lateral.

Árbitro

O árbitro é a  única autoridade reconhecida durante a partida , e recebe o auxílio de dois juízes de linha (bandeirinhas). Ao árbitro cabe a vistoria do gramado e das condições de segurança do estádio; a aplicação das regras e a solução de lances duvidosos; a cronometragem do jogo; a punição de jogadores; a interrupção e o reinício da partida quando julgar necessário; e a anotação das ocorrências. Os juízes de linha assinalam quando a bola sai de jogo e se deve ser cobrado escanteio, tiro de meta ou lateral.

Impedimento

É considerado impedido o jogador que ao receber um lançamento de um companheiro no campo de ataque, esteja mais próximo da linha de fundo que o penúltimo jogador adversário.

Bola fora de jogo

Se considera que a bola está fora de jogo quando ela atravessa inteiramente as linhas laterais ou de fundo, quando se marca um gol ou quando o juiz interrompe a partida por qualquer motivo. A reposição de bola pode ser feita por meio de tiro livre (após uma infração), arremesso lateral, tiro de meta, escanteio ou bola ao chão.

Infrações

São punidas com tiro livre direto, as faltas contra o adversário e o toque de mão ou braço na bola. O tiro livre indireto é cobrado após as obstruções, jogadas que o juiz considere perigosas ou no tranco ilícito sobre o goleiro. O jogador que reincide em faltas violentas, comete indisciplina ou desrespeito é expulso de campo.

Na cobrança de faltas nenhum jogador adversário pode estar a menos de 9,15m da bola, que somente entrará em jogo depois de percorrer uma distância igual à sua circunferência.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook