Atualizado em: 4 abril 2012


Regras do atletismo

Neste post, nós separamos as principais regras impostas pela confederação nas mais conhecidas modalidades esportivas.
Você Sabia?
Em 2000, a “Federação Internacional de Atletismo Amador”, cuja sigla em inglês é IAAF, passou a se chamar “Federação Internacional das Associações de Atletismo”. Apesar da mudança no nome, eles decidiram manter a mesma sigla.
Regras do atletismo (2)

Neste post, nós separamos as principais regras das modalidades de atletismo mais conhecidas.

Considerado uma das modalidades esportivas mais conhecidas no mundo tudo, o atletismo tem atraído muitos brasileiros que estão procurando fazer alguma atividade física para manter a saúde em dia. Para te ajudar a conhecer melhor sobre essa modalidade esportiva, nós separamos as principais regras existentes desse esporte.

Sobre o atletismo

Segundo as informações divulgadas no site da CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo), o atletismo é definido como um esporte com provas de pista (corridas), de campo (saltos e lançamentos), provas combinadas, como decatlo e heptatlo (que reúnem provas de pista e de campo), pedestrianismo (corridas de rua, como a maratona), corridas em campo (cross country), corridas em montanha e marcha atlética. Com tanta variedade dentro do atletismo, nós separamos as principais regras que são impostas pela confederação dessa modalidade esportiva.

Algumas regras das principais modalidades do atletismo

  • Em todas as corridas (inclusive a prova dos 400m), cada atleta deve ter uma raia separada, com uma largura máxima de 1,22m, incluindo as linhas das raias, que são marcadas por linhas brancas de 5cm de largura.
  • Na prova da corrida com barreiras, os obstáculos devem ser feitos de metal e madeira. De acordo com a Confederação de Atletismo, a barreira tem que ser montada de uma forma que  para derrubá-la seja necessária uma força pelo menos igual ao peso de 3,6Kg aplicada horizontalmente para o centro da borda de cima da barra superior.
  • Se durante a prova do arremesso de peso, o competidor tocar com qualquer parte do seu corpo em qualquer parte do anteparo, além de seu lado interno, o arremesso não vai valer
  • No lançamento de disco, o disco deve ter placas metálicas circulares cravadas no centro de suas faces.
  • O lançamento de dardo só será validade somente se a ponta da cabeça metálica do dardo tocar o solo antes que qualquer outra parte.
  • No salto com vara, o atleta pode iniciar sua corrida de aproximação na inclinação da pista oval, desde que os últimos 40 metros sejam corridos no corredor em superfície nivelada.

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook