Atualizado em: 4 fevereiro 2013

Regras de Tênis - Entenda como jogar

Tênis um esporte que vem crescendo a cada dia, onde crianças e adultos já começam a praticar desde pequeno, para você que não sabe este jogo de Tênis originou-se no século XIX na Inglaterra!
Você Sabia?
Que o tênis é um esporte de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, saibro, ou relva.
jogo-de-tenis-3

Tênis um esporte que a cada dia que passa vem crescendo o numero de pessoas que praticam

O Tênis é um esporte jogado por dois (simples) ou quatro (duplas) competidores, em uma quadra retangular, dividida por uma rede. Sendo que o tênis pode ser jogado em quadras abertas ou fechadas. E o objetivo do tênis é fazer com que a bola atravesse a quadra adversária.

Regras do Jogo de Tênis

Um saque inicia todo ponto em um jogo de tênis. O jogador que iniciar o ponto é chamado de sacador, e o que recebe a bola é chamado de recebedor. Para sacar, um jogador lança a bola para o ar e bate nela antes dela tocar o chão, atingindo a área de serviço do oponente.

publicidade:

O sacador assesta a bola atrás da linha base. Seu pé deve permanecer fora da quadra até a bola ser validada.

No primeiro serviço de um jogo, o sacador fica do lado direito da quadra e tenta acertar a bola na área de serviço localizado diagonalmente em relação ao sacador. Duas tentativas são permitidas para cada serviço.

Se a bola bate primeiro em alguma parte da quadra exceto a área de serviço comete-se uma falta. Uma falta é também chamada se a bola é sacada na rede, ou se ela bater na rede antes de bater a quadra do oponente saindo da área de serviço.

foot fault” é chamado se o pé do sacador entra na quadra antes do saque se completar. Depois de uma falta o sacador deve sacar novamente. Se em ambas as tentativa resultar em faltas, uma dupla falta é chamada, e o oponente vence o ponto.

Se a bola do sacador tocar a rede e então cair na área de serviço diagonalmente oposta, chama-se “let”, e o sacador poderá sacar de novo.

Um serviço válido que não é rebatido pelo oponente é chamado de “ace”.

Depois do primeiro ponto ter sido jogado, o serviço é feito do lado esquerdo da quadra. A cada ponto deve-se alternar o lado de saque até terminar o game. O oponente saca no próximo game, e a alternância de saque continua. Nas duplas, o serviço se alterna entre as equipes e também jogadores.

Como Ocorre a Pontuação

A pontuação é idêntica em jogos de simples e duplas. Um jogo de tênis é designado por termos como 15, 30, 40, e game, com zero pontos sendo referido pelo termo “love” (possivelmente derivado da uma palavra francesa “l’oeuf”, ovo, referenciado a aparência física do número zero). Um empate em 40 é chamado de “deuce”.

Porque um jogo deve ser vencido por dois pontos, o jogo continua em iguais até um jogador fazer uma diferença de dois pontos. Depois de empatar em oXo, o jogador que vencer o próximo ponto é dito que tem a vantagem. Em uma competição de tênis, a pontuação do sacador é sempre dada primeiro. Os jogadores ou equipes mudam os lados quando a soma dos games jogados for ímpar.

Jogadores devem vencer seis games para vencer o set, mas eles devem vencer ao menos por uma diferença de dois games. Se um set ficar iguais em 5-5, ao menos 7 games vitoriosos são necessários para vencer o set. Um tie-break é usado se um set ficar empatado em 6-6. Um tie-break é normalmente jogado por 7 pontos, mas vence quem fizer uma diferença de ao menos 2 pontos.

Vídeo sobre as Regras do Tênis

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook