Modificado em: 9 maio 2012

Regras da Ginástica Ritmica

Conheça as principais regras dessa modalidade esportiva que é somente praticada por mulheres.
Você Sabia?
Na Olimpíada de 1984, que foi realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos, a ginástica rítmica passou a ser considerada um esporte olímpico.
Ginástica rítmica

A ginástica rítmica é somente praticada pelas mulheres.

Praticado apenas por pessoas do sexo feminino, a ginástica rítmica é uma das modalidades esportivas que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Londres, que vão ser realizados do dia 27 de julho até 12 de agosto de 2012. Por estar cada vez mais próximo o dia da abertura desse grande evento esportivo, muitas pessoas, principalmente os brasileiros, estão começando a procurar mais informações sobre os esportes que vão estar presentes nas Olimpíadas. Para te ajudar, nós listamos neste post as principais regras da ginástica rítmica.

Regras da ginástica rítmica

  • A ginástica rítmica só pode ser praticar por mulheres.
  • As competições dessa modalidade esportiva ocorrem em dois formatos (individual e por equipe).
  • Na disputa individual, as atletas tem um determinado tempo para se apresentar com diferentes acessórios. No final de cada apresentação, os jurados do evento dão uma nota para o desempenho da atleta.
  • Na disputa por equipes, cinco ginastas se apresentam juntas duas vezes usando os acessórios determinados anteriormente pela organização do evento.
  • Durante a apresentação, as ginastas devem fazer movimentos de dança mesclando com o uso dos acessórios.
  • É obrigatório que a apresentação seja acompanhada de música.
  • Geralmente, o tempo da apresentação dura até 90 segundos.
  • Antes de começar a apresentação (individual ou por equipes), as ginastas iniciam o desempenho já com uma determinada nota. Ao longo da apresentação, poderá incluir ou diminuir a pontuação conforme o desempenho da atleta.
  • Em caso de faltas, como o uso de aparelho como apenas decoração e pouca variedade nos elementos, a ginasta perde alguns pontos iniciais.
  • Para aumentar a sua pontuação inicial, a ginasta precisa executar os movimentos corretamente, montar uma apresentação original e entre outras coisas.

Aproveite e veja algumas fotos das atletas da ginástica rítmica

Ginástica rítmicaGinástica rítmica (2)Ginástica rítmica (3)Ginástica rítmica (4)Ginástica rítmica (5)Ginástica rítmica (6)Ginástica rítmica (7)Ginástica rítmica (8)Ginástica rítmica (9)Ginástica rítmica (10)

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook