Atualizado em: 25 outubro 2012

O crescimento do Canicross – Saiba o que é, e quem pratica

Conheça aqui o canicross, um esporte que cada vez mais esta se aproximando dos seres humanos e também dos animais.
Você Sabia?
Que o Canicross é um termo usado para descrever o esporte de corrida cross country, ou trekking com cães. Este esporte consiste em praticar corrida em terreno irregular onde o homem e seu melhor amigo,o cão, estão em total harmonia em busca não só de vitórias, mas de muita diversão. Pode ser praticado com um ou dois cães.

Canicross um Esporte que une o cão e o homem

Provavelmente você já deve ter visto, tal modalidade, mas achou que era apenas uma exercício, um passeio para o cão, ou a obtenção de uma forma melhor pelo homem ou mulher.

Mas não, era o Canicross, uma modalidade esportiva criada na Europa, que coloca o homem e o seu melhor amigo, em sincronia nos terrenos acidentados. A vitória nas competições é o que menos importa, já que a grande maioria está em busca de diversão.

publicidade:

Historia do Canicross

A história da modalidade, foi criada em cima das práticas passadas, onde os cães puxavam trenós, porém o sacrifício do animal era considerado exagerado, já que ao puxar uma plataforma com excessivo peso, deixava o cachorro nervoso; para isso foi se desenvolvendo com o tempo, a corrida do homem junto com o cão, que nós conhecemos atualmente como Canicross.

O que é

O Canicross consiste basicamente em correr com o cão, ou os cães, já que pode ser praticado com dois animais. O condutor leva consigo um cinto, conhecido como Waist Belt, que conecta uma corda elástica ao Running Harness, que é o colete de tração do cachorro. Com esses aparatos, nem o condutor, e nem o cão sofrem choques e atritos, que acontecem na corrida. Em outros lugares, o Canicross, pode ser denominado de Trekking com cão.

Quem pode praticar o Canicross

A modalidade vem crescendo acentuadamente, e não só é utilizada nas competições, como também no lazer. Para praticar o Canicross, não tem um limite de idade, e pode ser feito por qualquer pessoa. Mas é claro, como em qualquer prática esportiva, deve-se realizar avaliações médicas, para verificar se está tudo bem com o condutor. O cão também precisa de cuidados, por isso a passagem por um veterinário, é de extrema importância.

Informação

Em competição, a idade mínima exigida do condutor, é de 7 anos, que vai atuar em curtas distâncias, e para o cão é de 1 ano. Uma vantagem do Canicross, é a não exigência de pedigree dos cães, podendo ser de qualquer raça.

Na Europa, o Canicross já tem um grande público adepto do esporte, e que disputam competições, mas no Brasil, a movimentação em torno da prática, ainda é pequena; algumas raras exceções são vistas em praças e parques, nos finais de semana.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook