Atualizado em: 21 novembro 2013

Nelson Piquet: A História de um Tricampeão de F1

Um dos esportistas mais importantes da história do Brasil, é elementar que Nelson Piquet já tenha tido sua vida dissecada por muita gente.
Você Sabia?
Que Nelson Piquet Souto Maior é um ex-automobilista brasileiro, campeão do mundo de Fórmula 1 em 1981, 1983 e 1987.
download (1)

Nelson Piquet é um dos Brasileiros Tricampeão de F1

Nelson Piquet é um dos esportistas mais importantes da história esportiva do Brasil, sendo um dos pilotos que trouxeram a Fórmula Um para a atenção e o coração dos brasileiros.Nelson Piquet não só foi um ótimo piloto como é um personagem interessante e controverso da nossa história.

Família e Primeiros Passos no Automobilismo

Nelson Piquet nasceu no dia dezessete de agosto no ano de 1952, no Rio de Janeiro. Seu pai era um médico pernambucano, sua mãe dona de casa e aquela cujo sobrenome ele imortalizou (seu nome era Clotilde Piquet Souto Maior). Ele nasceu o caçula de três irmãos e desde pequeno era irreverente e aficionado por carros de alguma forma. Seu pai se mudou para Brasília para se tornar Ministro da Saúde e ele cresceu fugindo dos estudos para brincar de autorama.

publicidade:

Nelson Piquet se apaixonou por carros ao ganhar seu primeiro Fusca, quando entrou na faculdade e chegou a trabalhar como mecânico para financiar seu hobbie. Com vinte anos, já era campeão brasileiro de kart e profundo conhecedor da mecânica de carros, principalmente os da Volkswagen. Participava de rachas e corridas dentro e fora de Brasília com seu Fusca modificado.

Fórmula 1

Em 1974, Piquet se mudou para São Paulo e começou a disputar a F-Super Vê, passando por três temporadas e sendo campeão da última delas. Depois foi para a Europa e participou da F3, sendo eventualmente campeão da F3 inglesa em 1978. Antes mesmo de terminar a campanha na F3, Piquet fez testes para entrar na F1 e correu para a BS e a Ensign em algumas corridas tendo atuações satisfatórias.

Conquistas

 

Mas foi a equipe Brabham que fechou o primeiro grande contrato com o piloto, por três anos.Depois disso, o piloto fez sua história. Na década de 80 conquistou um vice-campeonato e um título pela equipe inglesa, e em 82 começou sua crise com o esporte, já na casa dos trinta anos.

Depois que saiu da F1, Piquet se aventurou pelas 500 Milhas de Indianápolis onde, em um dos treinos livres, sofreu o mais grave acidente de sua carreira, do qual ficou se recuperando por anos. Aos 40 anos, Piquet saiu da vida de piloto para a de empresário.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook