Atualizado em: 10 fevereiro 2010

Mundial Interclubes 2010

Assim como aconteceu no ano de 2009, o Mundial de Clubes da Fifa de 2010 vai acontecer nos Emirados Árabes Unidos, na cidade de Abu Dhabi. Essa é a sétima edição do mundial organizado pela FIFA – Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional de Futebol, como é conhecida no Brasil –. A primeira edição foi organizada no ano de 2000, tendo como seu primeiro campeão o Corinthians. Somente em  2005 que a segunda edição foi realizada. Desde então a competição e organizada anualmente.

publicidade:

Confira todos os campeões desde a primeira edição:

– 2000: Corinthians;

– 2005: São Paulo;

– 2006: Internacional;

-2007: Milan;

-2008: Manchester United;

-2009: Barcelona;

Para um time participar do campeonato, ele tem que vencer a competição internacional do seu continente. Veja os critérios usados pela FIFA:

 – África: Campeão da Liga dos Campeões da CAF, representando a CAF;

– Nas Américas Central, do Norte e Caribe: Campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, representando a CONCACAF;

– América do Sul: campeão da Copa Libertadores da América representando a CONMEBOL;

– Ásia: Campeão da Liga dos Campeões da AFC, representando a AFC;

– Europa: Campeão da Liga dos Campeões da UEFA, representando a UEFA;

– Oceania: Campeão da Liga dos Campeões da OFC, representando a OFC;

Existe também uma vaga para o campeão nacional do país cede.

Mesmo com equipes tidas como “inferiores” podemos comprovar a superioridade das equipes brasileiras nesse torneio. Das seis edições levamos a metade. Algumas pessoas creditam esse sucesso das equipes brasileiras ao fato de que nós damos mais importância ao torneio, mas, não final das contas não importa. O que vale é ser campeão.

Outra polêmica que gira em torno do Mundial de Clubes da FIFA é que ela desconsidera os vencedores da Copa Toyota, que sempre foi considerada pelas equipes da América do Sul como um campeonato mundial, pois, reunia os vencedores da Libertadores e a Copa dos Campeões, que são os principais torneios de futebol de clubes do mundo. Nesse caso, por exemplo, equipes como o São Paulo não teriam três títulos mundiais como dizem e sim um título mundial como o Internacional e o Corinthians.

É uma discussão que dá pano para manga.

O que vocês acham?

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook