Atualizado em: 3 abril 2012

Modalidades do atletismo

Neste post, nós separamos algumas informações sobre as principais modalidades esportivas que existem no atletismo.
Você Sabia?
Em 2000, a “Federação Internacional de Atletismo Amador”, cuja sigla em inglês é IAAF, passou a se chamar “Federação Internacional das Associações de Atletismo”. Apesar da mudança no nome, eles decidiram manter a mesma sigla.
Modalidades de atletismo (2)

A prova dos 100m é uma a principal modalidade do atletismo.

Por conta da importância de se praticar uma atividade física que vem sendo ressaltada por diversos veículos de comunicação de todo o país, muitos brasileiros estão começando a buscar um esporte que consiga dar prazer e ainda manter a saúde em dia. Para te ajudar a se informar mais sobre os mais diversos exercícios físicos existentes, nós separamos algumas informações sobre as modalidades do atletismo para ver se você se identifique com alguma.

Modalidades do atletismo

Segundo as informações divulgadas em diversos veículos de comunicação, o atletismo, que é considerado um esporte-base já que a sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, pode ser dividido em três categorias: corrida, salto e lançamento. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, nós separamos as informações sobre as principais modalidades desse esporte, que conta com mais de 20 modalidades.

publicidade:

Principais modalidades

Provas de 5 e 10 mil metros: conhecidas como corridas de fundo, essa modalidade tem as provas mais longas disputadas nos Jogos Olímpicos. Geralmente, os competidores que participam dessas provas tem um treino focado na resistência.

Prova dos 100 metros: considerada uma das provas mais nobres das Olimpíadas, a prova dos 100 metros é uma das modalidades mais importantes do atletismo. Nos últimos anos, os competidores chegam a completar a prova de 100m em menos de 10 segundos.

Prova dos 400 metros com barreiras: esta modalidade é uma prova de velocidade em que tanto os homens quanto as mulheres tem que saltar uma série de barreiras para chegar até o local da chegada.

Arremesso de dardo: nessa modalidade do atletismo, o competidor dessa prova terá que fazer um lançamento de um bastão, que mede 2,60 metros e pesa 800 gramas para os homens e 2,20 metros com peso de 600 gramas para as mulheres.

Arremesso de disco: os praticantes dessa modalidade de atletismo tem que segurar um disco plano contra os dedos da mão e antebraço. Depois, deve girar sobre seu corpo em uma área circular de 2,5 metros de diâmetro e lançar o disco para frente na maior distância possível.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook