Lista dos dez clubes com as marcas mais valiosas

Manchester United tem a marca mais valiosa do mundo

Além de conquistar o campeonato inglês do ano passado, o Manchester United também alcançou o primeiro lugar como a marca mais valiosa do futebol. (foto: Reuters)

Segundo um estudo realizado pela Brand Finance, o Manchester United, que também é conhecido como “Red Devils” (Diabos Vermelhos), é o clube com a marca mais valiosa do mundo no ano de 2011. De acordo com as informações divulgadas, o clube inglês, que tem o atacante Wayne Rooney como o seu principal jogador, terminou o mês de dezembro da temporada passada valendo 490 milhões de euros, que dá aproximadamente R$ 1,1 bilhão. Em 2010, o clube que ficou em primeiro lugar como a marca mais valiosa foi o Real Madrid, que está atualmente na segunda posição desse ranking.

A pesquisa

Depois de conquistar o 19º título do Campeonato Inglês da sua história, o Manchester United também conseguiu alcançar outra grande marca no ano passado: a de clube de futebol com o maior valor de mercado do mundo. Em 2011, os Red Devils atingiram a marca histórica de 490 milhões de euros. Depois dos ingleses, aparecem dois clubes da Espanha na lista para fechar o pódio: Real Madrid, com 477 milhões de euros, e Barcelona, com 467 milhões de euros.

Além do Manchester United, Real Madrid e Barcelona, a lista conta com outros grandes clubes europeus, como o Bayern de Munique, Chelsea, Arsenal, Milan, Inter de Milão, Liverpool e Juventus.

Confira o ranking com os clubes que tem as marcas mais valiosas do mundo

Manchester United (Inglaterra) – 490 milhões de euros
- Real Madrid (Espanha) – 477 milhões de euros
- Barcelona (Espanha) – 466 milhões de euros
- Bayern de Munique (Alemanha) – 367 milhões de euros
- Chelsea (Inglaterra) – 233 milhões de euros
- Arsenal (Inglaterra) – 256 milhões de euros
- Milan (Itália) – 199 milhões de euros
- Inter de Milão (Itália) – 190 milhões de euros
- Liverpool (Inglaterra) – 168 milhões de euros
10º- Juventus (Itália) – 151 milhões de euros