Atualizado em: 18 junho 2013

Faixas Jiu-Jitsu - Quanto tempo demora para chegar a Faixa Preta

O Jiu-Jitsu é a arte marcial mais praticada na atualidade, onde a cor da faixa amarrada na cintura significa hierarquia no Jiu-Jitsu.
Você Sabia?
Que o jiu-jitsu histórico, da mesma forma que sucedeu com o chuan fa chinês e com o caratê[b] oquinauense, ramificou-se numa miríade de estilos, que vão do Takenuchi-ryu, que dá ênfase a socos e chutes e muito se assemelha ao caratê.
JIU-JITSU

Jiu-Jitsu uma das artes marciais mais praticadas no mundo inteiro

Podemos citar que a faixa inicial para quem realiza Jiu-jitsu para qualquer idade é a branca, e para os menores as coloridas seguem sempre uma ordem específica, ficando da seguinte forma: azul claro até 7 anos; amarela a partir dos 8 anos anos; laranja é a 2ª colorida e permitida aos 12 anos; a verde é a 3ª faixa, permitida para 13, 14 e 15 anos; a 4ª – azul assim como a 5ª – roxa somente aos 16 e 17 anos.

Outra particularidade interessante é que a filiação deverá ser livre, somente até a faixa azul lisa, e por isso é importante se permanecer pelo menos 18 meses antes de se obter um registro na roxa e assim sucessivamente.

publicidade:

Graduação do Jiu-Jitsu

Para quem assiste pode achar estranho, mas a arte é considerada suave, em uma luta gentil que bem realizada não gera danos para a saúde de seus participantes.

Em definição ela procura explicar um pouco das antigas artes marciais. E tudo pode acontecer, por isso é um dos esportes considerados mais intrigantes que existem. Esta também é uma das poucas lutas onde os mais fracos podem derrotar os mais fortes, bastando se aplicar as técnicas e golpes corretamente.

Seguindo os preceitos dos estudiosos de artes marciais isto vai muito além, dizem que a arte é a mais pura aplicação científica em uma arte marcial. Onde se aplicam leis da física, como sistemas de alavanca, movimentos de força, equilíbrio, centros de gravidade, e tudo isso aliado a amplos estudos de pontos considerados vitais do corpo humano.

Faixa Preta

Os praticantes dos golpes forçam o seu adversário a desistir da luta, sem o machucar. Com isto são treinados golpes que imobilizam seus oponentes, e a ideia básica é utilizar o peso e a força do adversário contra ele mesmo. Um dos pontos que são mais diferentes das outras artes marciais, é que a maioria das finalizações acontecem no chão. Para se conquistar a graduação máxima, que é a faixa preta você precisa ter 19 anos de treino ou mais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook