Atualizado em: 8 dezembro 2010

Historia e perfil de Muricy Ramalho

Eleito cinco vezes o melhor treinador do Brasil, Muricy Ramalho é o técnico que conseguiu conquistar quatro títulos do Campeonato Brasileiro. Com certeza, esse feito com conquistado por ele merecidamente. Por mais que seja ele um dos grandes responsáveis da derrota de seus rivais, todos sem exceções reconhecem que o treinador é incontestavelmente um dos melhores, se não, o melhor técnico do Brasil.

publicidade:

MURICY JOGADOR

Muricy começou a sua história no futebol profissional sendo jogador do tricolor paulista. Tornou-se um jogador e tanto, muitos até falavam que ele era o sucessor de Pelé. Não seria para menos se os brasileiros já esperassem que ele fosse defender a seleção na Copa do Mundo de 1978.

O problema é que 1976 foi um mau ano tanto para o meia como para o São Paulo. E 1977 foi pior ainda. Na final do primeiro turno do Campeonato Paulista, em 18 de maio, Muricy torceu o joelho direito em uma de suas primeiras jogadas depois de substituir Pedro Rocha no segundo tempo. Ele sentiu uma dor enorme que já indicava o prognóstico pessimista feito pelo médico do clube logo em seguida. No dia seguinte, falava-se em três meses sem treinar, mas a volta de Muricy aos gramados só se daria mais de um ano depois, em 4 de junho de 1978.

Devido a esse problema, Muricy ficou sem participar do brasileirão, e nem chegou sequer a ser cogitado para a Copa do Mundo.  Seu último jogo pelo São Paulo foi em 25 de julho de 1979, pelo Campeonato Paulista, uma derrota por 2 a 0 para o Guarani no Estádio do Pacaembu, em que entrou no segundo tempo. Cinco dias depois foi anunciado que o São Paulo vendera seu passe por cem mil dólares para o Puebla, do México.  Entretanto, teve sua carreira de atleta abreviada devido a uma seqüência de contusões e aposentou-se em 1985, aos 30 anos.

MURICY TREINADOR

Tudo começou quando ele começou a treinar seu ex-clube Puebla, em 1993, e depois transferiu-se para o São Paulo, para ser auxiliar técnico de Telê Santana e chegou a treinar o time de reservas do tricolor que ganhou a Copa Conmebol de 1994, além de assumir o time principal quando Telê estava de férias, geralmente no começo do ano.

A partir daí não parou mais. Ele passou pelo Náutico, São Caetano, Internacional, São Paulo – onde conquistou a maior quantidade de títulos mais importantes -, Palmeiras e Fluminense – atual time, no qual, acaba de levar o título do Brasileirão.

Veja abaixa os títulos de Muricy Ramalho

Como jogador

São Paulo

Campeonato Paulista: 1975

Campeonato Brasileiro: 1977

Puebla

Campeonato Mexicano: 1983

Como treinador

São Paulo

Copa Conmebol: 1994

Campeonato Brasileiro: 2006, 2007 e 2008

Shanghaï Shenhua

Copa da China: 1998

Náutico

Campeonato Pernambucano: 2001 e 2002

Internacional

Campeonato Gaúcho: 2003 e 2005

São Caetano

Campeonato Paulista: 2004

Fluminense

Campeonato Brasileiro: 2010

Melhor Treinador do Campeonato Brasileiro: 2005, 2006, 2007, 2008, 2010

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook