Atualizado em: 15 abril 2010

Hipismo Regras

Equitação ou hipismo é um esporte muito antigo, onde um homem sobre um cavalo realiza várias provas transpondo obstáculos diferentes.
O hipismo pe praticado em uma pista que mede de 700 a 900 metros. Nesta pista ficam vários obstáculos (12 a 15) que variam sua altura de 1,00m a 1,60 o que determina se os obstáculos serão maiores ou menores é a categoria na qual se enquadram homem e cavalo. Para este tipo de esporte é preciso que não só o homem esteja preparado, mas também o animal, que deve estar bem adestrado e mantido em forma, com cuidados especiais dados por médicos veterinários, nutricionistas de animais, para que possa em treinamento estar em sincronia perfeita com o seu cavalheiro.
O hipismo é praticado hoje nas Olimpíadas, desde 1912, onde estreou na Suécia. Estes jogos foram realizados em sua capital, Estocolmo. Nesta época o hipismo já não era como o praticado nas Olimpíadas da Grécia antiga, sem muitas regras. O hipismo pode ser disputado individualmente ou em equipes, podendo conter nestas equipes homens ou mulheres, e é dividido em três modalidades diferentes: salto, CCE (concurso completo de equitação) e adestramento.

publicidade:

Na modalidade Salto, o cavaleiro deve transpor de 12 a 15 obstáculos que ficam espalhados pela pista que já citamos. O cavalheiro é punido caso cometa faltas, por exemplo: derrubar ou desviar de obstáculos, ultrapassar o limite de tempo determinado, não fazer o percurso corretamente, cair do cavalo ou refugar antes do salto.

Na modalidade Adestramento, devem ser executados alguns movimentos obrigatórios em um tempo determinado numa áres de 60 m X 20 m. Cinco juizes avaliam a precisão dos movimentos e dão notas de zero a dez.

Na modalidade CCE, São três dias de disputa e o campeão é aquele que tiver menos pontos negativos. Os cavaleiros participam de provas de salto, adestramento e uma prova cross country.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, o Brasil participou das três modalidades. Obrasil estava depositando as suas esperanças em Rodrigo pessoa que obtivera medalha de ouro em Atenas no ano de 2004, porém ele sofreu um pequeno acidente e não pode entrar em ação.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook