Atualizado em: 13 março 2012


Handebol: história e regras

Apesar de ser pouco reconhecido no país, muitas pessoas costumam a praticar essa modalidade esportiva; aproveite e conheça mais sobre o handebol.
Você Sabia?
Para ter mais segurança na hora de segurar a bola de handebol, que é menor que uma de futebol, os atletas dessa modalidade esportiva utilizam uma cola especial nas mãos. Por conta disso, as bolas de handebol sempre aparentam estarem sujas.
Handebol: regras e história (2)

Durante uma partida de handebol, o único atleta que pode usar o pé é o goleiro.

Levando em conta o conhecimento que muitas pessoas tem sobre outros esportes, como basquetebol e vôlei, o handebol é pouco conhecido no nosso país. Apesar da sua pouca força no Brasil, muitas pessoas gostam de praticar essa modalidade esportiva, que se assemelha em alguns aspectos com a principal paixão do brasileiro: o futebol. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse esporte, nós separamos algumas informações sobre o handebol.

A história do handebol

Segundo as informações divulgadas pela maioria dos historiadores, a criação do handebol é atribuída ao professor Karl Schelenz, que lecionava na Escola Normal de Educação Física de Berlim, em 1919. Ainda de acordo com os especialistas, essa modalidade esportiva era praticada ao ar livre em um grande campo. No Brasil, o handebol chegou ao país juntamente com a imigração dos alemães por conta da 1ª Guerra Mundial. A modalidade esportiva começou a se desenvolver ainda mais depois da criação da Federação Paulista de Handebol, no começo de 1940. Com o grande destaque dado pela cidade paulista, essa modalidade esportiva começou a se espalhar pelo Brasil inteiro nos anos seguintes.

Regras do esporte

Como qualquer outra modalidade esportiva, o handebol tem uma extensa lista de regras. Para te ajudar a ter uma noção básica sobre esse esporte, nós separamos para você uma lista com as regras essenciais para você começar a jogar:

  • a partida é composta por dois períodos de 30 minutos cada, com intervalo de 10 minutos
  • o jogador não pode segurar a bola por mais de três segundos ou dar mais de três passos segurando a bola na mão. Por isso, a cada 3 segundos a bola deverá ser batida no chão uma vez
  • o tronco pode ser utilizado para interromper o andamento do adversário, mas braços e mãos nunca
  • permitido tomar a bola do adversário com as mãos abertas. Porém, arrancar a bola ou agredir o adversário é contra as regras
  • o goleiro, durante suas defesas, é o único jogador que pode encostar o pé na bola

Vídeo explicando cada posição


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook