Atualizado em: 9 março 2012

Gustavo Kuerten entra para o Hall da Fama do tênis

Aposentado desde 2008, Guga se tornou o segundo esportista brasileiro a conquistar o direito de entrar para o seleto grupo dos melhores tenistas da história.
Você Sabia?
O primeiro grande feito do Gustavo Kuerten foi ajudar o time brasileiro da Copa Davis a derrotar a equipe da Áustria em 1996 e alcançar a primeira divisão da competição: o Grupo Mundial. Depois de dois anos como profissional, ele chegou a posição de jogador número 2 do Brasil.
Gustavo Kuerten entra para o Hall da Fama (2)

Além dos três títulos de Roland Garros, Gustavo Kuerten conquistou outros títulos importantes, como o Masters Cup. (foto: Reuters)

Tricampeão de Roland Garros, que é um dos principais torneios internacionais de tênis, o brasileiro Gustavo Kuerten deu mais um passo importante na história do esporte mundial. Nesta última quinta (09), Guga entrou oficialmente para o Hall da Fama Internacional do tênis e, em São Paulo, o ex-atleta falou bastante emocionado sobre a sua mais nova conquista.

Apesar de divulgarem a entrada do brasileiro para o Hall da Fama durante esta semana, a cerimônia oficial do ingresso de Gustavo Kuerten vai acontecer apenas no dia 14 de julho, na cidade de Newport. Antes do Guga, Maria Esther Bueno, que entrou para o seleto grupo em 1978, era a única representante do Brasil no Hall.

publicidade:

Entrada para o Hall da Fama

Em setembro, Gustavo Kuerten, que se despediu das quadras em 2008 durante o torneio “Brasil Open”, foi indicado para entrar no Hall da Fama do tênis. No entanto, para ingressar de fato para o seleto grupo de esportistas, o brasileiro teria que ser aprovado por pelo menos 75% dos jornalistas especializados nessa modalidade.

Depois de alguns meses de espera, Gustavo Kuerten, que já sabia sobre a decisão dos integrantes da imprensa mundial, chegou a se emocionar durante a entrevista coletiva e aproveitou para agradecer os seus grandes exemplos na vida e no esporte. “Tenho que confessar que nos meus primeiros 10 ou 12 anos de tênis, eu nem sabia que o Hall da Fama existia. Estava muito longe das minhas expectativas ou imaginacão. Agora sei o quanto é importante estar lá. Eu tive exemplos aqui no Brasil em geral, como o Ayrton Senna, que foi um mito e me orientou no começo da carreira, e também os tenistas internacionais, obviamente. Bjorn Borg, John McEnroe, caras dessa esfera. Depois Sampras e Agassi”, contou o ex-número um do mundo.

Relembre a carreira do Gustavo Kuerten

Nascido no dia 10 de setembro de 1976 em Florianópolis, Gustavo Kuerten, que também é conhecido como Guga, começou a jogar tênis aos 6 anos de idade. A grande inclinada da carreira do tenista aconteceu em 1997 com a conquista do seu primeiro título de grande importância: Roland Garros (confira o vídeo ao lado com os últimos minutos da partida). Depois da primeira conquista, Guga ganhou um título do Masters Cup (200) e mais dois no Roland Garros (2000 e 2001), além de outras conquistas dentro da quadra.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook