Atualizado em: 26 outubro 2011

Estudo revela o desempenho financeiro dos clubes brasileiros mais endividados

Segundo uma pesquisa feita pelo Itaú BBA, os quatros times grandes de São Paulo encabeçam a lista dos devedores.

Acostumado a perder os seus principais jogadores para o mercado internacional, os clubes brasileiros vem vivendo uma fase bem diferente. Hoje, os times conseguem oferecer  para os seus atletas um salário compatível com o mercado internacional, evitando uma saída precoce dos jovens talentos.  Além de evitar a saída, os clubes também estão repatriando alguns ídolos que estavam atuando fora do país.

Mas será que toda essa grana investida nos atletas é um sinal que as economias do clube andam bem? Segundo uma pesquisa feita pelo Itaú BBA, a resposta para está pergunta é “não”. O estudo, feito com dados da consultoria BDO RCS, analisou o desempenho financeiro dos clubes na temporada passada e o resultado não foi nada bom.

publicidade:

Confira os times mais endividados do Brasil:

Escudo da equipe do Palmeiras.

 

Palmeiras

Em um ano bastante complicado dentro e fora das quatro linhas, o torcedor do Palmeiras tem mais um motivo para não ficar contente nesta temporada. Até dezembro do ano passado, o Verdão acumulou 64 milhões de reais em dívidas e a tendência é piorar já que o faturamento do clube caiu.

 

 

São Paulo

Conhecido por ter dirigentes que priorizam o planejamento antes do ano começar, o São Paulo falhou na parte financeira. No ano passado, o Tricolor contabilizou uma dívida de 60 milhões de reais. Diferente do seu rival, a situação da equipe paulista pode ser melhorada já que o São Paulo é o segundo time mais valioso do Brasil.

 

 

 

CorinthiansEscuda da equipe do Timão.

Com o time brigando pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, poucos torcedores lembram-se da situação financeira do Corinthians. Apesar do Timão ser a equipe que mais faturou em 2010 (213 milhões de reais), o time paulista, que é considerado o clube mais valioso do país, segue com uma dívida alta. Até o ano passado, o time estava devendo 51 milhões de reais.

 

 

 

Escudo da equipe do Santos.Santos

Apesar de toda badalação em cima das suas jovens promessas e dos planos de ações de marketing em cima das suas principais estrelas, o clube ainda não conseguiu sanar as suas dívidas. O clube, que faturou um total de 129 milhões de reais,  está devendo 42 milhões.

 

 

 

 

Escudo da equipe mineira.Cruzeiro

Com um faturamento de 28,9 milhões pela transmissão dos jogos na televisão, o Cruzeiro  está com uma dívida pequena em comparação com os outros clubes. A equipe mineira, que está perto da zona de rebaixamento, contabiliza uma dívida de cerca de 34 milhões de reais.

 

 

 

Escudo da equipe gaúcha.Grêmio

O Grêmio, que segue fazendo uma boa campanha no Campeonato Brasileiro da Série A, pretende ajeitar as suas contas nos próximos anos. No ano passado, o time gaúcho contabilizava uma dívida de 23 milhões de reais.

 

 

 

Escudo da equipe carioca.Vasco

Apesar de estar na liderança do Campeonato Brasileio, o Vasco, atual campeão da Copa do Brasil, parece ter encontrado o caminho correto no mundo das finanças. Com um faturamento de 84 milhões de reais, o time carioca deve apenas 8 milhões de reais.

 

 

 

Escudo da equipe cariocaFluminense

Empatado com o seu rival, o Fluminense também acumula uma dívida de 8 milhões de reais. No ano passado, o clube carioca teve um faturamento de 77 milhões de reais.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook