Atualizado em: 24 outubro 2012

Estilos de Natação – Características

A Natação é mais do que um esporte, é a arte que o ser humano e outros animais consegue realizar dentro da água, veja os 4 estilos que são mais visto em competições de todo o mundo.
Você Sabia?
Que a natação é conhecida desde a pré-história, o registo mais antigo sobre a natação remonta às pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás. Diversos animais possuem a habilidade de natação por instinto, como também é o caso do homem.

Natação é um esporte que faz muito bem a saúde

A natação é uma das atividades físicas mais antigas do mundo, sendo praticada na água. Era praticada desde a Grécia Antiga por ser muito benéfica para o corpo. Um esporte que fazia parte das olimpíadas da Grécia Antiga. E a partir do século XIX os ingleses criaram algumas regras para a prática de natação, quando o esporte se tornou competitivo. E ainda neste século foram organizadas as primeiras competições na Inglaterra.

Levando em conta a posição do tórax e os movimentos de braços e pernas são assim definidos os quatro estilos de natação, os chamados crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. E além disso nas competições de nado medley os nadadores deverão nadar todo os estilos respeitando uma ordem borboleta, costas, peito e crawl.

publicidade:

Informação

A piscina oficial para praticar natação deverá ter de medida 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. Na profundidade deverá ter 1,35 metros ou mais. E nas competições as temperaturas da água deverão estar entre 25 a 28 graus e a piscina deve contar com oito raias, cada uma sendo ocupada por apenas um nadador contando com 2,5 metros de água em cada uma.

Beneficio da Natação

O esporte é um dos mais saudáveis trabalhando todos os grupos de músculos e articulações do corpo, existem também benefícios para quem pratica natação desenvolva melhor a circulação nos sistemas cardíaco e respiratório. Apesar disso como qualquer outra atividade esportiva, antes de se praticar deverá o indivíduo procurar uma orientação profissional e também realizar testes de avaliação médica.

Existem diversas modalidades para realizar natação como:

  • 50 metros Crawl (nado livre)
  • 100 metros Crawl (nado livre)
  • 200 metros Crawl (nado livre)
  • 400 metros Crawl (nado livre)
  • 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
  • 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
  • 100 metros costas
  • 200 metros costas

Entre diversos outros:

Aqui no Brasil a organização de competições oficiais de natação é realizada através da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). E o recorde mundial olímpico dos 50 metros livres é do brasileiro Cesar Cielo que realizou a prova em 21s30 nos jogos de Pequim em 2008.

Característica de Cada Estilo

Crawl

Costas

Peito

Borboleta

[ Fonte bol.noticias.com.br ]

Vídeo sobre Estilos de Natação

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook