Atualizado em: 16 março 2012

Esgrima: história, regras e espadas

Uma das principais modalidades que vão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Londres, a esgrima é um esporte que começou a ser praticada há muito tempo atrás; aproveite e conhece mais sobre.
Você Sabia?
Nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932, competiu um atleta chamado Errol Flynn, da Austrália. Ele não conseguiu sequer uma vitória na competição, mas teve a sorte de ser contratado por Hollywood para converter-se em uma estrela do cinema. Em 2004, Jude Law o interpretou no filme “O Aviador”.
Esgrima: história, regras e espadas (2)

Os praticantes de esgrima conseguem melhorar a agilidade de pensamento e raciocínio, além de aumentar a força e a resistência muscular. (foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Apesar do Brasil ainda não ter conquistado nenhuma medalha olímpica na esgrima, o número de brasileiros que se interessam por essa modalidade esportiva está crescendo nos últimos anos. Se você se encaixa nesse perfil ou quer apenas saber mais sobre esse esporte, nós separamos algumas informações sobre a esgrima, como a história, regras e armas usadas nessa modalidade.

A história da esgrima

De acordo com vários pesquisadores desse esporte, o princípio do queria seria a esgrima que nós conhecemos hoje surgiu logo na pré-história, quando o homem começou a se utilizar de “armas” para atacar e se defender dos animais. Após um tempo, as armas brancas, como a espada, se tornaram um meio de combate entre os povos. Esse cenário mudou somente quando começaram a surgir as armas de fogo. Apesar do surgimento dessas novas armas, o uso das espadas ainda era necessário no caso de acabar a munição.

publicidade:

A importância era tão grande que começaram a surgir escolas de esgrima, que ajudaram a aperfeiçoar as técnicas de ataque e defesa, na França durante o século XVII. Na época do monarca Luís XIV, o uso da espada começou a ganhar mais popularidade por causa dos mosqueteiros. Após esse período, começaram a surgir competições de esgrimas e essa modalidade esportiva começou a se popularizar ao redor do mundo.

Regras desse esporte

Como qualquer outra modalidade esportiva, a esgrima tem uma extensa lista de regras. Para te ajudar a ter uma noção básica sobre esse esporte, nós separamos para você uma lista com as regras essenciais:

  • cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores
  • caso cometa uma falta, o atleta recebe um cartão amarelo e se reincidir, recebe o vermelho, que dá um ponto ao adversário
  • se o esgrimista fazer uma falta muito grave, ele vai receber um cartão preto que significa a sua expulsão do combate

Espadas usadas na esgrima

Atualmente, são três armas usadas em um combate de esgrima. Saiba mais sobre cada uma.

  • Florete: é a mais indicada para iniciantes nesse esporte já que ela é uma arma bastante leve e pequena (mede aproximadamente 90 centímetros).
  • Espada: é uma arma bastante dura e que pode atingir todo o corpo do adversário. Por isso, o competidor deve se posicionar mais na vertical.
  • Sabre: apontada como a arma mais flexível da esgrima, o competidor que vai usar ela precisa ser muito ágil por conta da rapidez do combate.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook