Atualizado em: 5 janeiro 2011

Equipamento de surf

O verão j é tempo de curtir, ir a praia, azar bastante e, principalmente, praticar esportes. Nessa época do ano o esporte que mais bomba nas praias brasileiras é o surf.

publicidade:

O surfe ou surf (do inglês surf) é um esporte do mar, frequentemente considerada parte do grupo de atividades denominadas de esportes radicais, dado o seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados ao acompanhar o movimento de uma onda do mar sobre uma prancha, denominada prancha de surfe, à medida que esta onda se desloca em direção à praia.

Para a prática do esporte é fundamental escolher o equipamento certo. O maior site de comprar online, o Mercado Livre, preparou um “bê-a-bá” de como escolher o seu equipamento de surfe.

Existem muitos tipos de pranchas de surfe para os diferentes níveis de experiência e orçamentos. Sendo você iniciante ou já tendo experiência, deve escolher a prancha apropriada para sua habilidade.

O Básico sobre Pranchas de Surfe

A ponta da prancha de surfe é o nose, a traseira é chamada de tail e as laterais da prancha são os rails. A parte superior da prancha, onde fica o praticante, é o deque.

Todo praticante, com exceção dos melhores surfistas, deve usar um strep para surfar. O strep evita que você perca a prancha de surfe ao cair. Ele também ajuda você a manter o controle da prancha e evitar que ela se choque contra outros surfistas. Um strep com alça de tornozelo acolchoada é confortável, e um strep em espiral evita que a corda se enrole.

Compre a prancha de surfe do tamanho certo

As pranchas de surfe são vendidas em pés e polegadas. A prancha sempre deve ter 6 polegadas a mais que sua altura.

* Longboards: uma longboard (9 polegadas ou mais) desliza na água e fornece mais equilíbrio.

* Shortboards: shortboards (abaixo de 7 polegadas) permitem mais manobras, mas são mais lentas para remar. Você precisa subir na parte mais inclinada da onda e subir na prancha rapidamente.

* Pranchas de surfe largas: as pranchas largas são mais estáveis.

* Pranchas de surfe grossas: as pranchas de surfe grossas flutuam mais, tornando mais fácil remar e pegar ondas.

* Pranchas curtas ultraleves: pranchas leves e curtas são difíceis para iniciantes.

Qual prancha de surfe é certa para você?

Soft boards, longboards, mini mals e pop-outs são boas pranchas para iniciantes. A melhor prancha para aprender deve ser larga, leve e grossa. A maioria das pranchas é feita sob medida, dando várias opções ao comprador.

* Prancha soft: se você é iniciante, pode querer começar com uma prancha soft. Essa prancha é larga e flutua bem, é leve o bastante para absorver impactos e as quilhas são mais moles que de outras pranchas. Se você se decidir por uma soft, pode querer passar para uma prancha mais versátil rapidamente. Para iniciantes, uma soft é ideal.

* Prancha pop-out: os surfistas que procuram uma prancha barata podem optar por uma pop-out. Essa prancha tem interior de espuma coberto por fibra de vidro, é mais pesada que a soft e também é estável, mas não tem tanta reação na água. É ideal para iniciantes e boa para revendas.

* Shortboards: a shortboard é leve e feita para manobras rápidas. Essas pranchas medem de 5,8 a 6,10 polegadas de comprimento. Quanto mais quilhas, mais chances de você se cortar; tente encontrar uma prancha monoquilha ou biquilha.

* Longboard: longboards geralmente têm 9 polegadas?. O nose é mais arredondado que o da shortboard, e o formato geralmente também é distinto. Essa prancha pode ser mais larga e geralmente é monoquilha. O comprimento e espessura maiores fornecem mais estabilidade. Tente evitar pranchas antigas e pesadas, que podem ser difíceis de usar.

* Fish: a fish é uma prancha mais curta, mais larga e mais arredondada que a shortboard. Essa prancha tem de 4,8 a 6 polegadas de comprimento.

* Gun: ondas maiores pedem pranchas maiores. A gun é ideal e mede de 7,2 a até 12 polegadas.

Outras considerações sobre pranchas de surfe

Os iniciantes não precisam gastar muito na primeira prancha. É melhor começar com uma prancha barata, contanto que esteja em boas condições. As quilhas devem estar no lugar, e a fibra de vidro não deve ter furos. Verifique se não há rachaduras onde as quilhas se juntam à prancha.

A maioria das pranchas de segunda mão apresentará danos ou batidas. Você pode consertá-la com um kit de reparos ou levá-la a um profissional.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook