Atualizado em: 2 dezembro 2010

Como virar Árbitro de Futebol

Ser árbitro de futebol requer muito eficiência, responsabilidade e muita paciência. É porque lidar com jogadores, na hora da partida e ainda com a pressão da torcida e do técnico dos clubes, não é fácil. É preciso saber muito o que está fazendo, e fazer tudo com muita precisão.

publicidade:

Se você deseja ser um, saiba que não é necessário você ter uma formação superior, apesar de que a maioria dos melhores técnicos são formados em educação física.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA), é exigida a formação do segundo grau para a efetivação do juiz nos quadros de arbitragem destas instituições. A FIFA também exige que os árbitros falem o idioma Inglês para exercer sua função.
Além disso, para fazer parte das Federações de Futebol dos diversos estados brasileiros, é necessário, que o candidato a juiz, com o diploma de segundo grau em mãos, se submeta a uma prova escrita, avaliação do perfil físico e diagnóstico psicológico para fazer o curso de árbitros, que tem duração mínima de um ano e a inscrição é feita na própria federação ou pelo site. Assim, ele estará apto a atuar em partidas de futebol oficiais de todo o país.

Há também escolas ligadas às federações estaduais de futebol que habilitam os interessados em ser juiz ou bandeirinha. A procura pelos cursos tem sido grande, inclusive entre as mulheres. Como o número de jogos, nas diversas categorias, é elevado, há muito serviço.

Dá para trabalhar só no futebol amador (campeonatos de clubes, associações etc.) ou ser ligado a uma federação estadual. Nesse caso, começa-se apitando torneios de categorias de base (infantil, juvenil), depois partidas da terceira, quarta divisão; só após alguns anos de experiência é possível trabalhar em jogos de primeira linha

È necessário ter as seguintes características:

Bom preparo físico e mental

Capacidade de liderança

Autoridade

Imparcialidade

Bom senso

Moralidade

Honestidade

Paciência

Capacidade de observação

Conhecimento das regras do jogo

Saber trabalhar sob pressão

Salário inicial:

Em São Paulo, cerca de 150 reais por jogo nas categorias de base

Salário possível após dez anos:

Um árbitro de nível internacional ganha 2 500 reais por partida

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook