Atualizado em: 3 fevereiro 2014

Como praticar Curling: Regras, como jogar e Dicas

O Curling está crescendo cada vez mais, com pessoas fazendo essa modalidade esportiva, portanto fique atento as dicas, e regras e como praticar este esporte.
Você Sabia?
Que o Curling foi criado na escócia por volta de 1550, é semelhante a bocha, porém bem peculiar, é jogada no gelo.
download

Curling é um esporte olímpico coletivo praticado em uma pista de gelo

O Curling é um tipo de esporte de origem escocesa do século XVI, este que disseminou pelo mundo inteiro através da imigração dos povos da região, atualmente é muito popular em vários países como por exemplo o Canadá.

O esporte pode ser praticado tanto por homens como também por mulheres, e é considerado como o esporte principal de eventos esportivos de âmbito internacional como por exemplo os Jogos Olímpicos de Inverno ou ainda o Campeonato Mundial de Curling, por isso confira a seguir um pouco mais sobre o esporte.

publicidade:

Como Praticar

Cada uma das equipes conta com quatro jogadores, e para uma partida de curling se utilizam objetos redondos que são chamados de pedras e uma vassoura. O objetivo principal do jogo é se lançar a pedra por uma pista de forma que ela possa parar no centro dos alvos ou ainda em um ponto mais próximo possível do local.

Em seguida a vassoura é utilizada por um jogador da outra equipe, e tem com a função varrer o gelo existente da pista para que o atrito entre o chão e a pedra diminua e exista uma maior deslocamento da pedra.

Regras do Curling

As partidas são divididas em dez ends. E o end é uma forma de divisão existente bastante semelhante ao set do tênis. Cada um destes corresponde a um lançamento da petra duas vezes por cada um dos jogadores das equipes.
Com isto ao se lançar a pedra se pretende alcançar o centro do alvo que fica localizado no final da pista, este que é chamado de button.

Como Jogar

Com isto a equipe que conseguir aproximar mais o centro deverá ganhar o end. E com isto a pontuaçõa adquirida por ela é variável, tudo isto de acordo com o numero de pedras que são colocadas na região que fica delimitada ao seu redor. Se os jogadores conseguirem colocar a pedra dentro dos limites, acabam ganhando um ponto, se conseguirem mais de uma vez recebem os pontos de acordo com isto.

No caso de um empate, é disputado mais um end, e depois do sexto é possível se determinar os times vencedores, se existir diferenças de pontuações.

Vídeo de Como Jogar Curling:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook