Atualizado em: 15 março 2012

Canoagem: história e regras

Conheça um pouco mais sobre a modalidade esportiva que vai estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.
Você Sabia?
A diferença entre caiaque e canoa é que no caiaque o compartimento é fechado e o remo duplo, ou seja, com duas pás. Enquanto que na canoa, o compartimento é aberto e o remo simples, ou seja, com apenas uma pá.
Canoagem: Jogos Olímpicos de Londres

Juntamente com o remo, a canoagem é um esporte indicado para quem quer um rápido desenvolvimento muscular.

Faltando pouco tempo para começar os Jogos Olímpicos de Londres, que vai ser realizado do dia 27 de julho até 12 de agosto de 2012, os atletas de várias nacionalidades estão se preparando desde o começo do ano para representar bem as cores do seu país durante a competição. Entre as várias modalidades esportivas presentes nas Olimpíadas, a canoagem deve ser uma das mais disputadas. Se você ainda não conhece esse esporte, nós separamos algumas informações sobre a canoagem.

A história da canoagem

Usada inicialmente para garantir a locomoção e a sobrevivência de civilizações bem antigas, a canoa começou a se tornar popular na Europa a partir de 1865 por causa do escocês John MacGregor. De acordo com a grande maioria dos historiadores, John construiu uma pequena canoa de madeira e fez várias expedições pelo continente. Após terminar a sua aventura, ele relatou tudo o que aconteceu em um livro, que, posteriormente, fez com que a grande maioria das pessoas adotasse a canoagem como uma atividade de lazer em diversos lugares do mundo. Com a grande repercussão da modalidade esportiva, começaram a surgir em vários lugares do mundo algumas competições de canoagem. No Brasil, há indícios que esporte já era praticado desde 1943.

publicidade:

Regras desse esporte

Como qualquer outra modalidade esportiva, a canoagem tem uma extensa lista de regras. Para te ajudar a ter uma noção básica sobre esse esporte, nós separamos para você uma lista com as regras essenciais:

  • todo competidor deve saber nadar e no caso de deficiência nesta habilidade, deve vestir colete salva-vidas
  • pelo menos 5 horas antes da largada das provas, a raia deve ser medida e marcada através de bandeiras claramente visíveis montadas em bóias
  • para corridas até 1000 metros, a raia deve ser reta e em uma só direção
  • os remos não podem ser fixados nas canoas por qualquer meio. Se um remo é quebrado durante a prova, o competidor não pode receber outro de um apoiado
  • se uma prova é declarada nula e inválida, não é permitida qualquer mudança na tripulação para a próxima largada

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook