Atualizado em: 30 setembro 2013

Campeonatos de Ciclismo no Brasil - Todas as modalidades

Ciclismo no Brasil não há uma pessoa em específico, segundo os historiadores, que trouxe a bicicleta para o Brasil
Você Sabia?
Que o Ciclismo surgiu a partir de 1890. Entre 1890 e 1900 nasceram grandes provas, que ao longo dos anos se tornaram clássicos.
images (23)

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo Contra-Relógio é realizado anualmente desde 2000

O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta. E teria surgido como um esporte no século XIX na Inglaterra. Fazendo assim parte dos jogos olímpicos desde a sua primeira edição da era moderna que aconteceu em 1896 e foi realizada em Atenas.

Todas as competições do ciclismo acabam por ser divididas entre três modalidades principais, as de pista, além de categorias como a mountain bike, estrada e BMX.

publicidade:

Sobre as Competições

Neste tipo de modalidade, as pistas são feitas em concreto ou em madeira. E as provas realizadas são de velocidade, bem como perseguição individual, bem como a perseguição por equipes, velocidade olímpica, corridas por pontos, quilômetros contra o relógio, Madison, que é uma hora de corrida para cada ciclista.

Aquele que fizer mais voltas é o vencedor, e o keirin, onde o competidor realiza oito voltas na pista em que os ciclistas deverão sempre acompanhar uma bicicleta motorizada.As bicicletas que são utilizadas para este processo não tem freios e a sua inclinação da pista poderá ser de até 42 graus. As competições ainda acontecem em pistas de 4 km de extensão.

Sobre a Mountain Bike

As provas acabam sendo disputadas em uma pista de terra com diversas irregularidades, como por exemplo buracos, elevações e ainda obstáculos. Existem categorias diferenciadas neste sentido, entre elas a Cross Country, a Free Ride e ainda a Down Hill, cada uma praticada de formas diferenciadas, com saltos de subidas e descidas, a prática em terrenos irregulares ou ainda apenas descida em alta velocidade.

Curiosidades sobre os Campeonatos

As competições realizadas internacionalmente pelo esporte são organizadas pela UCI, ou seja a Union Cycliste Internationale que tem uma sede na cidade de Aigle na Suíça.

Aqui no Brasil as competições são realizadas através da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Este que organiza equipes em todos os estados, normalmente sendo vinculados a realização de outros esportes. Por isso é fundamental a participação em algum segmento ou em times de ciclismo oficial para poder participar das competições que para muitos fissurados é um incrível momento de adrenalina.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook