Brazuca – A bola da Copa no Brasil de 2014

Brazuca a bola da Copa de 2014

Não teve jeito para a Bossa Nova, a Carnavalesca, e muito menos para a mais simpática de todas, que nem chegou a entrar nas opções, Gorduchinha. O nome da bola da Copa de 2014, no Brasil, será Brazuca. A votação de escolha da redonda, foi feita pela fornecedora oficial, Adidas; em uma enquete que recebeu mais de 1 milhão de votos. A Brazuca teve 77,8% de escolha, contra 14,6% da Bossa Nova, e 7,6% da Carnavalesca.

O nome já está pronto, mas o design ainda não, e só será divulgado no final do ano que vem, segundo a patrocinadora oficial do evento. Apesar de ser realizada a Copa das Confederações na metade de 2013, onde geralmente se tem uma prévia das bolas do Mundial, não será o caso dessa vez.

Processo de escolha do nome

O processo de escolha envolveu uma polêmica, já que a Adidas através da empresa de pesquisa digital, Talk Inc., fez uma pesquisa de opinião em alguns meios, e queria saber qual a mensagem que a bola da Copa de 2014, deveria passar aos torcedores. Para agilizar o processo foi selecionado um grupo de consumidores, com fortes influências do futebol, e do esporte em geral; onde fizeram o debate de um mês para definir os possíveis nomes para a bola.

Simultaneamente nos sites de relacionamentos, estádios, e no meio dos boleiros; já rolava uma forte campanha para incluir o nome ”Gorduchinha”, expressão criada pelo lendário narrador esportivo, Osmar Santos; como um possível nome para a bola. A escolha não aconteceu, pois segundo os quesitos apresentados pela patrocinadora (futebol, raízes, personificação e imaginário do Brasil), o nome não se encaixava.

Informação

A FIFA emitiu um comunicado oficial para tratar do assunto, e disse que o nome Brazuca, representa o orgulho nacional do país, simboliza a emoção, a boa vontade de todos, de forma semelhante ao futebol local.

O fato gerou algumas revoltas, e muitos colocaram em suas páginas nas redes sociais, que qualquer que fosse a escolha, o nome que vão chamar a bola, é ”Gorduchinha”.Para concluir o processo, depois de mais algumas rodadas de discussões, a Adidas enfim definiu os três nomes, do qual Brazuca saiu vencedor.

Fotos da Bola da Copa de 2014

Vídeo sobre a Bola da Copa de 2014