Atualizado em: 10 maio 2013

Brazilian JiuJitsu: História, Criadores e Principais Golpes

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.
Você Sabia?
Que segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio.
bjj-triangle

JiuJitsu uma das artes marcias mais praticadas no mundo

O JiuJitsu é uma arte marcial japonesa, que tem como objetivo utilizar algumas técnicas de golpes de alavancas, torções e também pressões para que possa derrubar e também no final da luta dominar seus oponentes. A sua origem, assim como acontece em qualquer uma das artes marciais não tem um padrão, o que se sabe é que seu principal ambiente era as escolas de samurais e também as famosas castas guerreiras existentes no Japão.

A arte marcial utiliza basicamente a força, e quando é possível a do próprio adversário em movimentos de alavanca, que mesmo que um lutador seja menor que seu oponente possa vencer. No chão são utilizadas técnicas de estrangulamento e ainda pressão sobre as articulações, desta forma é possível se submeter os adversários fazendo com que eles possam desistir das lutas.

publicidade:

Principais Golpes

A arte marcial tem como objetivo oferecer benefícios para os oponentes, utilizando a sua energia através de projeções, imobilizações, contusões, entre várias outras alternativas. Dependendo da tradição que é executada existe uma ênfase maior em alguns tipos de golpes.
O que é fundamental para desenvolver a arte marcial é a necessidade de se dominar os equilíbrios de seu corpo.

Existe uma lenda inclusive que um médico japonês teria percebido que os galhos mais fortes da árvore não aguentam o peso da neve por muito tempo, diferente porém dos galhos mais leves e finos, estes que por serem flexíveis fazem com que ela escorra, foi então que a partir deste pensamento foram formulados mais de trezentos golpes.

Todas as técnicas voltam o adversário para a posição chamada de finalização, o que deverá significar que se ela for levada adiante poderá causar uma fratura nos ossos ou até mesmo a asfixia. Esta finalização não é realizada e é onde é definido o vencedor da luta.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook