Atualizado em: 15 março 2012

Boxe: história e golpes

Considerado um esporte nobre, o boxe é uma das modalidades esportivas que vão estar presentes na Olimpíadas de 2012; aproveite e conheça mais sobre esse esporte.
Você Sabia?
O confronto entre Mike Tyson e Holyfield de 1996 é considerado uma das lutas mais polêmicas da história. Durante o embate, Tyson arrancou um pedaço da orelha do adversário e foi desclassificado. Por conta da sua atitude, ele foi banido do boxe por um ano.
Boxe: Mike Tyson fez história no esporte

Mike Tyson (a esq.) é apontado como um dos maiores boxeadores da história.

Mesmo com o grande crescimento das lutas de artes marciais mistas, o boxe continua sendo uma das modalidades esportivas que tem mais fãs por todo o mundo. Apesar do boxe ter um grande valor histórico, muitas pessoas ainda não sabem muito a respeito desse esporte, que é uma das modalidades que vai estar presente nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. Para você conhecer mais sobre esse esporte, nós separamos algumas informações sobre o boxe.

A história do boxe

De acordo com as informações divulgadas no site da Confederação Brasileira de Boxe, essa modalidade esportiva começou a surgir por volta dos séculos XVIII e XIX, na Inglaterra. Nessa época, os competidores, que não usavam luvas, se enfrentavam no meio das ruas. De acordo com os historiadores, a violência dos confrontos era extrema, já que não tinha limite de rounds e era uma luta sem regras. Em 1867, o inglês Marques de Queensbury mudou o rumo do boxe ao colocar regras, que deixaram a luta mais limpa, justa e menos violenta. A mudança feita por ele acabou agradando muitas pessoas, que começaram a passar a ideia da modalidade esportiva para frente. No Brasil, o boxe chegou em 1918, quando alguns marinheiros da França fizeram umas exibições da luta em São Paulo.

publicidade:

Golpes dessa modalidade esportiva

Como toda arte marcial, os competidores precisam treinar bastante a parte técnica dos seus golpes para que consigam acertar o seu adversário de forma efetiva na hora da luta. Para te ajudar a conhecer mais essa modalidade esportiva, nós separamos para você os principais golpes utilizados no boxe.

  • direto: considerado um dos golpes mais rápidos do boxe, o direto é dado frontalmente pelo punho que se localiza atrás da guarda.
  • cruzado: com as mesmas qualidades do direto (veloz e forte), o cruzado visa sempre acertar a lateral da cabeça.
  • jab: este golpe de boxe é caracterizado por ser um golpe frontal, que é utilizado para manter a distância do seu adversário, dado com o punho localizado à frente da guarda.
  • gancho: movimento curvo de punho que atinge lateralmente o adversário.
  • uppercut: um dos mais famosos golpes do boxe, tem como objetivo acertar o queixo do adversário e, por isso, é dado de baixo para cima.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook