Atualizado em: 27 junho 2012

Bodyboard - O que é, Origem e Como Aprender

Fique por dentro deste esporte radical, confira sua origem, o que é, e como você pode aprender e praticar este esporte com a mais lindas manobras nas águas.
Você Sabia?
Diversas gírias são usadas até mesmo para deixar o esporte com mais características, e um dos mais conhecidos é "TUBO" que significa que você passou por dentro da onda, que forma uma secção tubular com o fechamento das águas, onde o atleta faz suas manobras.

Esporte radical, que é praticado com cuidado, agilidade e concentração pelos atletas, que vem crescendo no Brasil. (Divulgação)

Um dos Esportes mais radicais, o Bodyboard é bastante praticado pelos jovens que gostam de descer as ondas, deitados ou até mesmo de joelhos, devido a prancha ser de uma medida menor do que as pranchas convencionais de surf. Com ela, manobras radicais, são realizadas com o auxilio ainda de uma nadadeira para auxiliar nessa execução.

Sua Origem

Primeiramente conhecida no Havaí, como “Paipo-board”, o Bodyboard tem uma origem bem escondida, até que um surfista americano, conheceu o “Paipo-Board” e em 1974 renovou o esporte quando se mudou pra Califórnia, para deixar o desporto mais radical e mais, por isso a quantidade de manobras que você pode realizar no Bodyboard é imensa, pois cada vez mais o grau de dificuldade aumenta, e é até comparado a um esporte aquático de flexibilidade, como se fosse um ginasta.

publicidade:

Aqui no Brasil mesmo, a sua chegada foi em quatro anos depois, em 1978 quando nas praias do litoral paulista se via adeptos e praticantes deste esporte. Mas somente dez anos depois, que o primeiro circuito brasileiro foi idealizado, com apenas três etapas, duas nas praias do Guarujá e uma em Florianópolis, Santa Catarina.

Estilos

  • Prone = Estilo mais usado
  • Stand Up = Praticar o Boadyboard em pé
  • BodySurf = Deslizar pelas ondas sem o uso das pranchas
  • Drop Knee = Um Pé à frente da prancha e outro na parte de trás

Como aprender?

É Um esporte que juntamente com o surf vem crescendo, e o primeiro ponto basico para você se aprender é de como se posicionar na prancha, de pedalar ou como remar em meio as ondas. Você deve sempre posicionar seu corpo no centro da prancha, e se você sentir dores nas costas, saiba que seu movimento está correto. Lembre que você precisa sempre manter a velocidade, para aprender a superar o primeiro obstaculo, que é a maré das ondas.

Uma das técnicas usadas para dominar é a conhecida como “duck dive” que ajuda você a passar pelas rebentações das ondas.

A parte mais complicada ainda estará por vir, a hora de “dropar”. Ela é a base de todas as manobras, por isso, você precisa aprender bem a dropar para não se enrolar.

Cuidado para uma dica simples, não se atire nas ondas como se fosse uma bomba! Tenha todo cuidado pois a força das ondas pode te machucar gravemente, e não esqueça de sempre se aquecer antes de entrar no mar, pois isso pode evitar males como câimbra e que você venha se afogar.

Fotos da prática do Bodyboard

Esporte radical, que é praticado com cuidado, agilidade e concentração pelos atletas, que vem crescendo no Brasil. (Divulgação)Bodyboard 08Bodyboard 07Bodyboard 04Bodyboard 03Bodyboard 02BodyboardBodyboar 05Bodyaboard 06

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook