Atualizado em: 29 agosto 2012

Conheça o Bike polo: Regras e como surgiu

Bike Polo: Uma modalidade esportiva que vem ganhando adeptos, uma modalidade que ganhou espaço nos últimos cinco anos
Você Sabia?
O polo de bicicletas também conhecido como Ciclo Bycile polo ou simplesmente, é um esporte inventado na Irlanda em 1891 , que esteve presente como um esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos já em Londres 1908.

Bike Polo entre amigos

Como Surgiu o Bike Polo

O Polo sobre cavalos, já é uma modalidade esportiva com destaque já de alguns anos. A modalidade foi criado em meados de 1849, na Ásia, mas que só ganhou popularidade por volta de 1870, quando o esporte foi introduzido no ocidente, onde teve seus primeiros campeonatos realizados, além de fazer parte dos Jogos Olímpicos em cinco oportunidades.

Do original Polo montando cavalos, surgiu sua variação, o Bike Polo, onde o jogo tem praticamente as mesmas regras, mas é disputado montando uma bicicleta. Alguns vão se perguntar, se é uma nova modalidade esportiva – Na questão de visibilidade, pode ser considerado novo; já que vem ganhando muitos adeptos, mas em história já é bem antigo.

publicidade:

Criador do Bike Polo

O jogo foi criado em County Wicklow, na Irlanda, em 1891, pelo ex-ciclista Richard Mecredy; e que no início, e por vários anos não obteve sucesso, pois seu principal concorrente, o Polo montando cavalo, apesar de ser um esporte de elite, tinha boa aceitação na Europa, fazendo com que seu derivado não ganhasse espaço.

O Bike Polo começou a ganhar maior popularidade no Mundo, basicamente a partir de 2007, onde em diversos campos pela Europa, Ásia, e América do Norte, surgiram equipes e campeonatos. No Brasil, a movimentação em torno da modalidade ainda é baixa, mas visível.

Equipamentos para Praticar o Bike Polo

Os equipamentos utilizados no Bike Polo, são os tacos martelos e as bicicletas; conhecidas como Fixedgears, utilizadas em competições nos velódromos, e que não possuem freio e catraca. Algumas bikes tem seus famosos aros substituídos por lâminas de alumínio, com a finalidade de evitar colisões com os tacos, causando acidentes.

Regras do Jogo

A disputa do Bike Polo, é feita em um campo retangular gramado, medindo 150 metros por 100 metros, com uma bola com circunferência de 12-15 centímetros. Cada equipe conta com 6 integrantes, sendo 4 deles ao mesmo tempo no campo.

O jogo tem duração de 30 minutos, divididos em períodos de 7 minutos e meio, que são chamados de ‘chukka.

No Brasil, os jogos acontecem em quadras de futebol de salão, e contam com 3 integrantes em cada equipe, que fazem os movimentos com taco, buscando fazer o momento de maior alegria do jogo: O gol.

Vídeo sobre o Bike Polo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook