Atualizado em: 4 abril 2012

Atletismo na antiguidade

Conheça mais um pouco da história dessa modalidade esportiva que vem conquistando cada vez mais espaço em diversos veículos de comunicação.
Você Sabia?
A primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil nos Jogos Olímpicos foi no atletismo, com o Adhemar Ferreira da Silva, que foi imortalizado no Hall da Fama dessa modalidade esportiva neste ano, nos Jogos de Helsinque, realizados em 1952.
Atletismo na antiguidade (2)

Segundo diversos historiadores, o atletismo começou a ser mais bem organizado nas competições organizadas na Grécia.

Chamado de esporte-base, porque é uma modalidade esportiva que corresponde a movimentos naturais do homem, como correr, saltar e lançar, o atletismo tem ganhado cada vez mais destaque diante de tantos outros esportes por conta da sua grande visibilidade nos Jogos Olímpicos. Se você tem interesse em saber mais sobre essa modalidade esportiva, nós separamos algumas informações sobre como era o atletismo na antiguidade.

Atletismo na antiguidade

Segundo a opinião de diversos especialistas, o atletismo, que é considerado a modalidade esportiva mais antiga da história da humanidade, começou a ser praticado em algumas civilizações do Egito e Mesopotâmia. De acordo com os historiadores, esse fato é confirmado por conta dos documentos e imagens encontradas em templos e tumbas. Além do atletismo, essas civilizações já praticavam outros esportes, como o boxe e jogos de bola. Ainda de acordo com os especialistas, somente as pessoas do alto escalão podiam praticar as provas do atletismo nessas civilizações.

Apesar dos registros históricos comprovarem que essa modalidade esportiva já era praticada, mesmo que de forma amadora, naquela época, muitas pessoas atribuem que a Grécia é o berço do atletismo e de tantos outros esportes que nós conhecemos nos dias atuais. Por conta dos registros públicos e dos textos de poetas e prosadores, como as narrativas homéricas, a humanidade pode conhecer os formatos das competições de atletismo na época, como o toque de uma trompeta que significava o início de uma corrida.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook