Atualizado em: 5 junho 2013

A prática de Downhill no Brasil

Portugal foi o primeiro país a tirar o Downhill exclusivamente das estradas de chão e da natureza e trazê-lo para o asfalto em 2000.
Você Sabia?
Que a modalidade mountain bike surgiu no final da década de 70, nos EUA, quando um grupo de ciclistas resolveu descer as trilhas das montanhas da Califórnia.
Downhill 1

O Downhill Urbano é um esporte radical em crescimento no Brasil.

Sobre o Downhill

Para quem não sabe Downhill é uma das modalidades do esporte chamado de Mountain Bike. Sendo que a tradução da expressão Downhill quer dizer “descida de morro” em inglês.

Sendo que esta modalidade do Mountain Bike, o Downhill, surgiu na Califórnia, Estados unidos em meados de 1970. Já no Brasil o Downhill, uma das principais competições nesta modalidade que fazem parte do calendário nacional de Mountain Bike,  é a Descida das Escadas de Santos, no Monte Serrat, no litoral paulistano, onde os competidores descem 417 degraus, num total de 650 metros de extensão, sendo que em alguns trechos da descida o ciclista alcança os 70 km/h.

publicidade:

Informações

Como esta é uma modalidade que envolve alguns riscos para o seu praticante a Confederação Brasileira de Ciclismo, exige em seu regulamento que os praticantes do Doiwnhill utilizem o capacete e aconselham o uso de proteção dorsal, joelheira, cotoveleira, enchimento em canelas e coxas, bota de cano longo, camisetas de manga comprida e luvas.

Sendo que as provas  desta categoria, o Downhill, consiste na descida de um percurso de 1,5 a 3 quilômetros, em terreno com asfalto,  trechos de pista estreita, largas, caminhos entre florestas, estradas com cascalho, entre outros.O tempo que o competidor tem para percorrer este percurso é de 2 à 5 minutos.

Vídeo sobre o Downhill no Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook