Modificado em: 28 abril 2010

Simepar – Previsão do Tempo

O Sistema Metereológico do Paraná ( Simepar) é uma entidade voltada para detectar e explicar as condições do tempo de hoje e de dias futuros. Trata-se de um órgão da iniciativa privada, mas que está no interesse do público quando atua em conjunto com os trabalhos do Serviço Social Autônomo Paraná Tecnologia, com Secretaria de Ciência, Tecnologia, além do Ensino Superior do Estado do Paraná.

O Simepar foi criado por meio do Decreto Estadual n.º 2152, de 17 de março de 1993, na condição de uma parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR e a Companhia Paranaense de Energia – COPEL. O Simepar chegou para substituir o Instituto Tecnológico.

E foi em 25 de maio de 2000 que essa transferência se deu. Com o Decreto Estadual n.º 2047, as atividades do Sistema Meteorológico do Paraná foram unidas ao Instituto Tecnológico SIMEPAR, uma entidade voltada para o uso da tecnologia que prima por estrutura que emite informações e previsões sobre a meteorológica, hidrológica e o meio ambiente.

A entidade também projeta, desenvolve e executa trabalhos referentes à pesquisa científica e tecnológica e a qualificação de pessoal, proporcionado assim uma qualificação necessária para profissionais mais competitivos no mundo empresarial e que colaborem com o crescimento tecnológico do Paraná e do País.

A estrutura de funcionamento da Simepar é bem organizada. Ela é composta por unidades que ligadas entre si, formam uma entidade muito bem elaborada e bem sucedida em suas finalidades.

A Simepar tem um Conselho de Gestão, formada por uma equipe treinada para tomar decisões, uma Diretoria Executiva, três Coordenadorias Técnicas que fazem o Monitoramento e a Previsão do tempo, uma Coordenadoria de Administração e uma Coordenadoria de Informática, onde a tecnologia se apresenta.

Além dessas estruturas gerenciais, o Simepar também é membro do Laboratório de Estudos em Monitoramento e Modelagem Ambiental, por meio de um convênio mantido entre a própria entidade e a Universidade Federal do Paraná, além da parceria entre o Instituto Agronômico do Paraná.

E é assim, com convênios e dedicação, que a Simepar busca desenvolver sistemas e criar soluções tecnológicas nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Meio Ambiente, sempre primando pela Ciência, Tecnologia e Inovação.


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook