Atualizado em: 26 junho 2012

Projeto Endangedlanguages - Idiomas em Risco

Se você realmente tem medo de perder a cultura e modo linguagem em que há no país, não deixe de saber mais sobre o Projeto Endangedlanguages (Idiomas em Risco).
Você Sabia?
Existe uma linguagem que é realmente muito admirada por quem ainda não fala, estamos falando do Espanhol, chamada também de Castelhano, é uma linguagem do grupo ibero-românico no qual foi evoluída a partir de vários dialetos do latim falado no centro-norte da Península Ibérica em cerca do século IX.
Projeto Endangedlanguages - Idiomas em Risco

Já pensou em um dia o idioma em português sumir, isso seria algo muito triste, portanto ajude da melhor forma para que isso não ocorra em lugar nenhum (Foto: Divulgação).

Para aquelas pessoas que realmente dão o valor quanto a questão da linguagem humana, sem dúvidas devem saber o quanto é importante estar por dentro deste assunto, quer dizer, estamos falando de algo que realmente é muito importante para a vida de todos nós, o Endangered Languages Project.

O projeto

Se ainda não ouviram falar, atenção, o Google acaba de lançar o projeto Endangedlanguages, algo que visa preservar as línguas ameaçadas de extinção, e mais, como ninguém trabalha sozinho, a companhia de buscas contou com a colaboração da Aliança para a Diversidade Linguística, algo voltado para os idiomas de risco.

publicidade:

De acordo com informações, o site Endangedlanguages irá catalogar em média a 3 mil línguas, tudo isso para que as coisas não piorem ou seja, o mundo não pode negar suas origens, e a fala é a principal ferramente para a comunicação pessoal entre pessoas, isso é o que todos temos que pensar.

Idiomas de Riscos

É como citamos no início, existem muitos idiomas, e vale lembrar que cada um tem a sua história e seu valor, portanto, perder os idiomas seria mal para vários lugares nos quais eles estão quase em extinção.

O projeto para Endangedlanguages mostra o “Idiomas de Riscos”, um recurso on-line que serve para registrar, acessar e compartilhar amostras e pesquisar sobre idiomas em risco, sem contar que ele também serve de uma forma para que sejam compartilharas na prática, algumas ideias em que são feitas com pessoas que trabalham na documentação ou no fortalecimento de idiomas ameaçados.

Todos sabem que a humanidade está a cada dia vivendo momentos extintos sobre algumas questões de culturas, manias e organizações antigas nas quais se tinham uma certa obrigação de buscar referências lá atrás, enfim, as pessoas eram mais a fins de preservar a linguagem, a cultura e costumes vividos pela sua família e hoje não, as coisas estão se perdendo e até mesmo o idioma se apagando.

Com o Endangered Languages Project (projeto Idiomas em Risco), o Google colocou toda a sua tecnologia a serviço de organizações e indivíduos que trabalham para que possam enfrentar a extinção de idiomas por meio da documentação, sendo assim, será mais fácil que determinadas linguagens sejam preservadas e os idiomas existentes podem ser mais fáceis.

– Caso o projeto vá adiante será algo ótimo para as pessoas, isso sem contar que, assim, os usuários poderão compartilhar boas práticas e estudos de caso em uma área especialmente feita para compartilhar conhecimento e se tornarem membros de um dos Grupos do Google.  Para saber mais detalhes basta acessar o site (www.endangeredlanguages.com).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook