Atualizado em: 21 junho 2010

Custos de Produção – Conceito

O custo de produção de uma empresa tem que ter o compasso dos negócios da empresa, se não, a organização estará dada ao insucesso.

publicidade:

Não precisa ser nenhum expert em administração para se saber disso. No entanto, tem que ser hoje, em meio à competitividade, um expert para aplicar este conhecimento.

HISTÓRIA

Foi durante I ª Guerra Mundial que o custo de produção passou a ser discutido, projeto e aplicado. Isso gerou um fator chamado aumento da concorrência que até hoje, deixa qualquer empresário com arrepios só de imaginar em perder sua fatia no bolo da lucratividade.

E durante uma guerra o que mais acontece é a escassez de tudo: de alimento, de água, de matéria-prima, etc.

E para tentar lidar com esta falta de recursos, as empresas sentiram a necessidade de analisar custos e aperfeiçoar os mecanismos de planejamento e controle das empresas.

CUSTO E EVOLUÇÃO

Impossível se falar em custo sem passar pela evolução administrativa. Antigamente, as empresas apresentavam processos de produção muito semelhantes aos processos artesanais. No entanto, com a chegada das máquinas no processo de produção, os custos de uma empresa passaram a ser mais complexos.

IMPORTANTE

A partir de então, as informações sobre custos passaram a ser um grande meio para que o controle e planejamento empresarial, o que devido à contabilidade, ganhou também complexidade por causa do grande sistema de informações gerenciais que passou a abrigar.

Com isso, com a contabilidade de custos nas empresas também foi possível criar sistemas de custos totalmente moldáveis a empresas de vários ramos como escolas, bancos, hospitais, empresas de ônibus, etc.

PREÇO

Os custos com uma produção influenciam diretamente no preço final de um produto quando chega ao ponto de venda.

São os consumidores quem, no final de tudo, acabam pagando por uma produção mais elaborada dentro de uma empresa ou indústria.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook