Atualizado em: 18 fevereiro 2011

Associação Comercial | O que é e Como Funciona

Entidades empresariais formadas por agrupamento tanto jurídico quanto físico de qualquer setor econômico é uma Associação Comercial, não visando fins lucrativos. Uma Associação Comercial visa contribuir, através dos benefícios e serviços prestados a seus membros, com o crescimento e desenvolvimento de seus associados com relação à qualidade e à responsabilidade social.

publicidade:

Uma Associação Comercial deve servir o princípio de proteção de seus associados, uma vez imersos na alta especulação e flexibilidade do mercado.  A Associação Comercial deve facilitar o processo de competitividade das empresas filiadas. Além disso, não contam com contribuições fiscais, tornando-se necessário o uso das próprias receitas da Associação, adquiridas de mensalidades e serviços dos integrantes.

Lembre-se de que agrupamentos que visam usurpar o bom uso das ferramentas do mercado – pretendendo alterar a regularidade legal, assim como a competitividade saudável – configuram crime contra o modo de produção vigente. São exemplos: cartéis, monopólios, oligopólios e os dumpings. Ao juntar-se a uma Associação Comercial, assegure-se de que ela respeita tanto os regulamentos da Federação Brasileira quanto os regulamentos internacionais os quais estabelecem os parâmetros fundamentais de agrupamento empresarial/ produtivo.

Para qualquer dúvida sobre o assunto, consulte a seção “Fale Conosco” da Associação Comercial de São Paulo. Basta clicar aqui. Em seguida, preencha o formulário, identificando-se. Não se preocupe, pois o procedimento é realizado de maneira segura.

Leonardo Telles Bigio

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook