Atualizado em: 15 agosto 2011

Programa Via Rapida Empregos

Obtenha aqui informações acerca do novo programa de qualificação profissional gratuita para a população lançado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Via Rápida EmpregosTratamos por Via Rápida Emprego o programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia que tem como principal objetivo trazer mais uma forma de capacitação gratuita à população e oportunidades de inserção no mercado de trabalho por meio do oferecimento de cursos básicos de qualificação profissional. Os pré-requisitos para garantir participação no programa são: ter mais de 16 anos de idade, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo.

Critérios e Cursos

A prioridade para participação no programa será dada a pessoas que estejam desempregadas, jovens matriculados na rede pública estadual, idosos, portadores de deficiência física, pessoas beneficiadas pelos programas Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducandos em regime semiaberto e pessoas egressas do sistema penitenciário. Serão oferecidas no programa mais de 130 modalidades de cursos nos segmentos de construção civil, comércio, prestação de serviços e indústria. Os cursos terão uma média de São Pauloduração de 30 a 90 dias, que dependerá unicamente do curso e do segmento para o qual o curso será ministrado.

publicidade:

Aulas

As aulas referentes aos cursos de qualificação oferecidos serão ministradas de segunda a sábado em unidades fixas do programa que estarão localizadas em regiões estratégicas do estado e em unidades móveis que serão disponibilizadas pelo Governo. Além disso, as aulas também serão ministradas em Escolas Técnicas Estaduais (ETEC’s), Faculdades de Tecnologia (FATEC’s), em escolas estaduais, em unidades do SENAI, SENAC e SENAT, na Associação de Pessoas com Deficiência (AVAPE) e na Associação de Deficientes Visuais e Amigos (ADEVA).

Vagas e Inscrições

Vale ressaltar que os cursos serão oferecidos de acordo com as necessidades regionais identificadas através da base de dados do programa Emprega São Paulo, do Cadastro de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego, dos diagnósticos da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados e demandas municipais. Estimasse que cerca de 30 mil pessoas serão atendidas até o final de 2011. As inscrições deverão ser feitas no site do Via Rápida no endereço eletrônico http://www.viarapida.sp.gov.br/. Os candidatos que porventura não tiverem acesso à internet poderão efetuar seus cadastros nos computadores disponibilizados nos postos do Acessa SP ou nas unidades do Poupatempo.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook