Atualizado em: 26 julho 2011

Policia do Exército SP - Funções

Tratamos por Polícia do Exército as unidades especializadas de infantaria do Exército Brasileiro. Confira todas as informações acerca de cursos e funções atribuídas.

Polícia do ExércitoTratamos por Polícia do Exército as unidades especializadas de infantaria do Exército Brasileiro que desenvolvem as atribuições da Polícia Militar nas guarnições de grandes comandos ou de grandes unidades de Força terrestre. Existem no Brasil diversas unidades operacionais da PE, sendo que se dividem entre Batalhões, Companhias e Pelotões. A identificação da PE é feita por meio de uma braçadeira preta com a sigla PE em branco ou com uma braçadeira branca com a sigla em vermelho.

História

Em sua participação na Segunda Guerra Mundial, o Brasil passou a combater junto ao exército norte-americano, que contava com um pelotão de Polícia Militar em sua Divisão de Infantaria. Justamente pelo fato de estar combatendo juntamente com o Exército Americano, o Exército Brasileiro acabou adaptando sua organização militar à da força americana. Eis que no 3º Regimento de Infantaria da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária é, então, instituído o Pelotão de Polícia Militar Brasileira.

publicidade:

MilitaresEste primeiro pelotão era constituído por 19 militares do Exército Brasileiro e 44 policiais civis da Guarda Civil do Estado de São Paulo, o que mostra toda a relevância atribuída à unidade desde seus primórdios. Com o passar do tempo a unidade passou a atender as necessidades da Força Terrestre, o que ocasionou a criação de outras organizações militares da especialidade, sendo distribuídas pelos comandos e unidades do Exército brasileiro.

Atribuições

Dentre as principais funções atribuídas à Policia do Exército, podemos citar: assegurar o respeito à lei, ordens, bem como o cumprimento dos regulamentos militares; prevenir o crime, policiamento de trânsito e de pessoal; controle de trânsito nas áreas militares; segurança de instalações militares e oficiais; escolta de altas autoridades e comboios militares; segurança e proteção pessoal de autoridades civis e militares; investigações criminais; perícias diversas; e controle da área de calamidade pública.

Curso

O Curso de Polícia do Exército tem o objetivo de formar praças especializados em atividades de policiamento, tais como segurança de autoridades, posto de bloqueio e controle de vias urbanas, investigações e perícias, bombas e explosivos, etc. Pode realizar o curso os 2º e 3º sargentos de carreira da Força que servem em OM’s de PE ou de Guardas. Para realizar a inscrição é necessário que o oficial encaminhe um requerimento à Diretoria de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM). O conteúdo do curso engloba os seguintes módulos: policiamento de pessoal e de trânsito, investigações criminais, ordens de prisão e suas formas legais, instrumentos do crime, esboços e croquis, registros e formulários, armamento, munição e tiro e treinamento físico militar (TFM).

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook