Atualizado em: 16 abril 2011

Piso Salarial Nacional dos Professores 2011

Informações sobre o piso salarial. Definição e qual é o piso salarial de cada profissão e tudo que você precisa saber sobre o piso salarial dos professores.

No mercado de trabalho, todo profissional independente da classe possui um piso salarial mínimo. O valor do piso salarial é determinado por região, ou seja, em cada estado o piso salarial possui um valor, em outro estado já possui outro. O nome “piso salarial” é para determinar o valor mínimo pago a alguém que presta uma determinada função ou cargo. Saber qual o seu piso salarial é importantíssimo, para que não ocorra de aceitar ganhar menos que o mínimo, que é garantido por lei em cada profissão. Nesse artigo iremos informar o piso salarial dos professores no ano de 2011.

Piso salarial

É triste, mas a verdade é que no nosso país a maioria dos trabalhadores recebe um salário irrisório, um salário que não está de acordo com seu cargo, o que faz com que a distribuição de renda seja prejudicada. O piso salarial garante pelo menos o mínimo por lei, o que não é muito baixo, mas em muitas profissões, se ganha menos ainda que o piso salarial, por exercer sua profissão e executar seu cargo.

publicidade:

Caso você não seja professor (a), é possível realizar a consulta do seu piso salarial através da internet e de outras profissões. Na internet, está disponível uma tabela com os pisos salariais de cada profissão.

Neste site você poderá encontrar o piso da maioria das profissões brasileiras e ficar por dentro de tudo.

O piso salarial nacional mínimo para todo o Brasil é de R$ 540,00 e tentaram um acordo para mais, mas não deu certo.

Piso salarial dos Professores

O Supremo Tribunal Federal (STF) em reunião decidiu por 8 votos a 1, que o piso nacional de salário do professor para esse ano é de R$1.187,97. Foi considerado como piso a remuneração básica, sem acréscimos pagos de forma diversa pelos estados.

De acordo com as normas estabelecidas, é fato que nenhum professor de rede pública poderá receber menos que o piso nacional através de uma carga horária de até 40 horas semanais. O piso foi calculado devido o reajuste do custo-aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação do ano de 2011. Foi deixado de analisar o artigo da lei que obrigava o professor a passar um terço da jornada de trabalho (40 horas fora da sala de aula) em atividades de planejamento.

É importante garantir seu piso salarial e ter um futuro tranquilo quando se aposentar.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook