Atualizado em: 17 janeiro 2014

Participação nos Lucros Reais (PLR)

Saiba só aqui que as empresas que sofreram autuações milionárias da Receita Federal por deduzir como despesa o pagamento de Participação nos Lucros
Você Sabia?
Que a participação nos lucros e resultados surgiu da Administração participativa, na qual entende que a organização deve ter sua estrutura hierárquica horizontal
images (1)

A PLR é uma forma de pagamento de natureza não salarial

Muitas pessoas quando estão a muito tempo na empresa não sabe como funciona a participação de lucro, que pela lei apenas empregados sob regime CLT, porém a empresa pode fazer um acordo coletivo ou regulamento que ofereça esse benefício aos funcionários que não sejam registrados. Mesmo em período de experiência, o funcionário é considerado um empregado normal e tem o direito.

Como Funciona a Participação de Lucro

Quem não tem direito

publicidade:

Depende do acordo fixado na empresa, mas, de modo geral, todas as funções devem receber.

Como é feito o cálculo da porcentagem

Não existe uma regra, geralmente as empresas fazem um acordo com o sindicato em que são considerados índices de produtividade e lucratividade da empresa, programa de metas e prazos.

As empresas são obrigadas a pagar a PLR

Por lei, não é obrigatório. A obrigação surgirá somente se o benefício estiver previsto em acordo coletivo, convenção coletiva, regulamento da empresa ou contrato de trabalho.

O funcionário perde algum direito ao receber a participação

Não, todos os direitos são mantidos.

A PLR pode ser cortada em alguma situação

Caso as metas não sejam atingidas, o pagamento pode ser cortado, depende do que foi estipulado no acordo. Vale lembrar que as punições que as empresas podem dar aos empregados são advertência, suspensão e demissão.

Informação

Saiba que em caso de demissão antes do pagamento, o direito à PLR é mantido, mas lembre-se que a Justiça do Trabalho dá o direito de o empregado receber o valor proporcional ao período trabalhado, porém acordos coletivos podem mudar a situação.

Vídeo sobre Participação de Lucro

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook