Atualizado em: 9 setembro 2013

Como ajudar os filhos a escolher a profissão certa

Como ajudar seu filho a escolher uma profissão. Engenheiro, médico, advogado. Os pais sempre criam expectativas sobre a carreira do filho.
Você Sabia?
Que os primeiros pensadores a se envolver com questões relacionadas à psicologia foram os filósofos gregos clássicos, por volta de 200 anos A.C.
japa

Veja aqui Como ajudar seu filho a escolher sua profissão.

O mercado de trabalho é atualmente muito amplo e repleto de oportunidades nas mais diversas áreas, possibilitando assim, a inserção nos mais variados ramos e empregos. Escolher a profissão certa para si é uma tarefa bastante complexa, pois até encontrar algo que seja bom, certamente se irá pensar muito e passar por diversas experiências de trabalho.

Para facilitar a escolha, os pais podem dar instruções a seus filhos desde pequenos, com a finalidade de orientá-los a saber identificar algo que lhes seja agradável e condizente com a realidade e contexto em que se vive.

publicidade:

Desenvolvendo Vocações

Um bom modo de se auxiliar os filhos a descobrirem algo que gostam e que pode vir a ser fonte de renda é estimular, desde cedo, o desenvolvimento de atividades nas mais diversas áreas. Para isso, pode-se influenciar os filhos a, por exemplo, fazer tarefas administrativas, por meio do controle de gastos de mesada; dar incentivos à criatividade artística, incentivando nas áreas da música, da pintura, da escultura e da escrita; incentivando leituras e cálculos, entre tantas outras coisas possíveis. Acompanhar o rendimento escolar e orientar a forma de estudo das crianças também pode ser fundamental pra que ela saiba onde está o seu maior potencial.

Abrindo os Olhos

Muitas vezes a dificuldade de escolha da área em que se vai atuar no mercado de trabalho se dá por pura falta de conhecimento do que pode ser feito. Instigar os filhos à pesquisas sobre possíveis tipos de trabalhos, bem como fomentar desde cedo a curiosidade para com as mais diversas áreas vai, certamente, proporcionar um maior conhecimento das possibilidades de atuação

Manter os filhos atualizados quanto às tendências do mercado de trabalho, bem como mostrar os caminhos para se chegar até eles é crucial.

As possibilidades em sua maioria surgem a partir do estudo, de especializações e cursos, portanto, mostrar aos filhos as diversas possibilidades de aprendizados é fundamental.

Uma boa forma de fazer isso é mostrando o que se pode aprender em universidades e cursos, podendo assim, estar apresentando o caminho a ser seguido para uma realização profissional e pessoal.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook