Atualizado em: 26 fevereiro 2011

Vidrarias de Laboratorio

Apesar de ser bastante difícil, uma das matérias que mais encanta as crianças e os jovens em geral é Química. Isso acontece por causa de suas fantásticas experiências que proporcionam coisas bem legais.

publicidade:

Mas como o próprio nome já diz é fundamental tomar alguns cuidados, dentre eles ter em mãos o equipamento apropriado para fazer tais experiências. Um dos elementos mais importante são as vidrarias de laboratórios.

Não sabe do que se trata?

As vidrarias de laboratório são aqueles “frascos” de vidro que armazenam as soluções químicas. É importante lembrar que não é um vidro comum, na verdade é um vidro temperado que pode suportar diferentes temperaturas e soluções.

Abaixo, confira algumas das vidrarias usadas segundo site Brasil Escola.

Tubos de ensaio: um dos utensílios mais úteis em laboratório, usado para fazer reações em pequena escala.

Béquer: instrumento de uso geral em laboratório, é empregado para administrar reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos.

Erlenmeyer: executa as mesmas funções do béquer, só que com uma diferença, seu formato afunilado permite agitação manual sem que haja risco de perda do material agitado. Esta função é essencial em titulações.

Proveta: equipamento para medir e transferir volumes variáveis de líquidos (de 25 até 1000 mL).

Bureta: instrumento utilizado em titulações para medidas exatas de líquidos. A bureta é ideal para análises Volumétricas porque possui graduação em seu comprimento para facilitar a leitura de volume escoado.

Pipeta: utensílio para medir e transferir líquidos, o líquido entra por um orifício na extremidade inferior através da sucção.

Funil de separação: Utilizado na separação de misturas heterogêneas de líquidos não miscíveis e na extração líquido/líquido.

Balão de fundo redondo: Utilizado em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo.

Balão de fundo chato: Recipiente para conter líquidos ou soluções, é usado em reações com desprendimento de gases.

Balão Volumétrico: Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com quantidades mais precisas.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook