Atualizado em: 21 maio 2012

Download de Contos - Várias Histórias de Machado de Assis

Leia Várias Histórias e se aproxime do realismo que Machado de Assis imprimia em seus escritos; a marca do autor era analisar o psicológico das pessoas que viviam na sociedade da época.
Você Sabia?
A Academia Brasileira de Letras foi fundada após inspiração na Academia Francesa e ninguém menos do que Machado de Assis poderia representar melhor essa instituição, foi no ano de 1897 que ele fora eleito presidente da casa.
publicidade:
Várias Histórias

Várias Histórias foi publicado em 1896, um dos destaques é o conto A Cartomante. (Foto: Divulgação)

Entre 1884 e 1891 o autor teve diversos contos seus publicados na Gazeta de Notícias, um jornal que circulava no Rio de Janeiro, estado em que o escritor nasceu. Esses textos deram origem ao livro Várias Histórias de Machado de Assis, publicado em 1896.

Nele o leitor consegue enxergar como o escritor sempre fora à frente de seu tempo e a maneira como ele se utiliza do pessimismo, ironia e da musicalidade, do ritmo para contar os causos da época.

publicidade:

A Cartomante

A Cartomante é um dos contos clássicos inclusos em Várias Histórias, ele conta a história de três amigos envolvidos em um triângulo amoroso, são eles Vilela, Rita e Camilo.

O enredo se inicia com uma conversa entre Camilo e Rita, o rapaz não acredita no que a cartomante diz e de fato ela é uma charlatã e fala tudo que qualquer outro pessoas também falaria, aquilo que serve para todo mundo.

publicidade:

Esses dois eram amantes e Vilela o marido traído sequer desconfiava de algo, pois tinha em Camilo um verdadeiro amigo.

Camilo no auge do desespero e prestes a ter seu romance com Rita desmascarado vai até a cartomante para tentar descobrir o que o destino lhe reserva, mas como em todas a vezes a mulher o engana e consegue iludi-lo.

Depois da consulta ele se dirige até a casa da amante, ao chegar no local encontra Rita morta a tiros e logo recebe outros a queima roupa. O autor do disparo é Vilela que havia descoberto a traição.

Os contos em Várias Histórias

  1. A cartomante
  2. Entre santos
  3. Uns braços
  4. Um homem célebre
  5. A desejada das gentes
  6. A causa secreta
  7. Trio em lá menor
  8. Adão e Eva
  9. O enfermeiro
  10. O diplomático
  11. Mariana
  12. Conto de escola
  13. Um apólogo
  14. D. Paula
  15. Viver!
  16. O cônego ou Metafísica do estilo

Leia na íntegra – Baixe o livro

Versão PDF

Versão HTML

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook